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Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 12/05/2016

Status:

Corrigida
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Ao afirmar que o erro não deve ser justificado, mas sim impedido que se repita, Che Guevara deixa clara a importância do ato de se posicionar mediante as circunstâncias. Contudo, ter uma posição acerca das questões debatíveis é algo que vem se tornando raro entre os brasileiros.

Percebe-se que a maior parte da população possui opiniões padronizadas que são transmitidas, principalmente, pela mídia. Isso ocorre porque uma sociedade que desconhece sua história está mais propícia a ser manipulada através da hegemonia política e cultural.

O século XX foi marcado por movimentos de insatisfação, destacando-se o Anarcopunk, este lutava contra a mídia tradicional e se opunha ao Estado. Mas, por se tratar de uma manifestação com ideologias intensas, - se opondo à ferrenha ditadura que o país enfrentava -, seus militantes eram tachados pelos veículos de comunicação como vândalos. Contudo, não é preciso ir tão longe na História. Atualmente, o Brasil passa por uma grave crise política, e a insatisfação da sociedade pode ser observada nas manifestações populares, sobretudo, o pedido de impeachment da atual presidente do país, (.) tal movimento cobra a transparência política e melhorias no sistema de governo.

Ademais, o controle sobre as massas é o principal motor para a mídia padronizar opiniões. Porém, a omissão e a manipulação nunca serão ferramentas para o avanço social. Nelson Mandela afirmava que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, e, partindo desta tese, o Governo deve fixar uma educação igualitária. Em contrapartida, o Ministério da Educação deve implantar nas instituições de ensino políticas públicas que promovam aos nos estudantes a voracidade em conhecer nossa história, formando cidadãos conscientes.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à regência verbal. 

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com argumentação bem embasada e citações pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente