A ignorância brasileira - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 12/05/2016

Status:

Corrigida
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     No Brasil contemporâneo, a maioria, vive fadado fadada a acreditar e transmitir o que ouve, tomando isso como verdade absoluta. A crise política vivida no país se deve em de fato a isto; os políticos falam e a população aceita como verdade.

     É preciso, em primeiro lugar, lembrar que boa parte da população brasileira vive e transmite a história dos outros(,) a tomando como verdade inquestionável. Poucos Poucas sãos as pessoas que vão a fundo ao que é dito antes de partilhar para saber a verdade, saber as consequências de tais atos.  Partidos políticos se aproveitam dessa fragilidade da população e fazem debates quase milagrosos, executam uma lavagem cerebral em quem ouve, população essa que(,) depois(,) os defende com todas as forças na rua.

     Nota-se, por outro lado, que a falta de conhecimento histórico é motivador de pensamentos errôneos, para a população é mais fácil ir com a multidão a do que ir contra a opinião da maioria. A educação brasileira, em sua maioria, é muito precária e aborda superficialmente o passado, esse que deveria ser nosso maior ponto de apoio para decisões futuras.

     Um senso mais crítico na transmissão da opinião do de terceiros e investimentos em cultura do povo brasileiro devem, portanto, ser primordiais para que as novas gerações conduzam o país com outros olhos e façam desse país maravilhoso um Brasil cheio de oportunidades.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e ao uso de preposições.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor exemplos práticos que ajudem a situar o leitor quanto ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente