O filósofo romano Cícero, afirmava que(,) para solucionar impasses futuros, a sociedade necessita de conhecimento histórico, o qual servirá de exemplo. Analisando a declaração do mesmo e os fatos contemporâneos, é notório o desconhecimento histórico de grande parte da população. Os indivíduos possuem entendimento fragmentado e restrito, o que os leva a cometer erros futuros em decorrência do desuso da conexidade dos fatos passados com os atuais.
A ignorância histórica traz sérios problemas para o desenvolvimento humano, cultural, econômico e político. Um fato que deve ser relembrado é o dos manifestantes que foram as às ruas em prol da intervenção militar, nota-se que os mesmos possuem obscurantismo em relação ao que ocorreu nas décadas de 64 a 85. O passado não pode ser banalizado, pois o mesmo é adjacente com outras áreas da ciência social, uma vez que os ocorridos refletem na vida dos indivíduos, os fatos de outrora precisam ser (do) conhecimento de todos para que os erros de ontem não venham a ser cometidos no amanhã. A sociedade carente de base histórica não tem capacidade de desenvolver suas próprias concepções, nem fomentar pensamento crítico, gerando a estagnação de pensar e tomar decisões necessárias para diversas áreas do convívio social.
Logo, a ciência histórica necessita abranger todas as classes sociais e faixas etárias, podendo ser introduzida no meio social de modo simples e compreensível. Medidas acessíveis solucionam o impasse. As faculdades e instituições poderiam suscitar e organizar palestras dirigidas por universitários, para a população. (,) Servindo de experiência para estes alunos e sabedoria para os ouvintes das referidas exposições. Introduzir debates em escolas, incentivando à a leitura de livros e documentos históricos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com exemplos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |