Diante de um cenário de crise política, vários questionamentos são feitos pela população brasileira. Um deles é como corrigir e não mais repetir os erros cometidos durante a trajetória política do Brasil. Para isso, se faz necessário ter um conhecimento apurado sobre a história do país e refletir de forma crítica a respeito.
Relativo ao processo de desinformação histórica(,) é notório observar que esta não é uma questão recente em nosso país. Desde a implantação da República presidencialista no Brasil(,) observa-se a falta de informação e participação das massas populares nas questões políticas. Aliás, os segmentos populares estavam tão alheios a tudo que, segundo Aristides Lobo, advogado e político militante da causa republicana “o povo assistiu aquilo (o golpe republicano) bestializado, julgando tratar-se de uma parada militar”. Desse modo, analisamos que boa parte da sociedade brasileira foi marginalizada, e excluída das decisões governamentais.
Portanto, se faz necessário desenvolver um conhecimento apurado sobre a história do Brasil, para que assim, se possa compreender e opinar de forma plena (sobre) a atual conjuntura do Estado brasileiro. Quando houver uma real compreensão da população sobre a sua história, naturalmente haverá propostas de novas atitudes e posturas para que os erros não sejam repetidos. A educação é peça-chave nesse processo de percepção da história, pois é através das escolas que haverá uma nova construção da sociedade e uma melhor noção de progresso. Sem disseminar falsos heróis e verdades criadas(,) a nossa postura será outra diante dos acontecimentos.
Desse modo, percebe-se que a falta de conhecimento sobre a própria história traz grandes malefícios para o avanço do país. Portanto, deve-se dar maior ênfase nos estudos de história e política do Brasil, para que se possa opinar de forma de forma clara e pensar em novos meios de seguir com o progresso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |