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Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 11/05/2016

Status:

Corrigida
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Diante de um cenário de crise política, vários questionamentos são feitos pela população brasileira. Um deles é como corrigir e não mais repetir os erros cometidos durante a trajetória política do Brasil. Para isso, se faz necessário ter um conhecimento apurado sobre a história do país e refletir de forma crítica a respeito.

Relativo ao processo de desinformação histórica(,) é notório observar que esta não é uma questão recente em nosso país. Desde a implantação da República presidencialista no Brasil(,) observa-se a falta de informação e participação das massas populares nas questões políticas.  Aliás, os segmentos populares estavam tão alheios a tudo que, segundo Aristides Lobo, advogado e político militante da causa republicana “o povo assistiu aquilo (o golpe republicano) bestializado, julgando tratar-se de uma parada militar”. Desse modo, analisamos que boa parte da sociedade brasileira foi marginalizada, e excluída das decisões governamentais.

Portanto, se faz necessário desenvolver um conhecimento apurado sobre a história do Brasil, para que assim, se possa compreender e opinar de forma plena (sobre) a atual conjuntura do Estado brasileiro. Quando houver uma real compreensão da população sobre a sua história, naturalmente haverá propostas de novas atitudes e posturas para que os erros não sejam repetidos. A educação é peça-chave nesse processo de percepção da história, pois é através das escolas que haverá uma nova construção da sociedade e uma melhor noção de progresso. Sem disseminar falsos heróis e verdades criadas(,) a nossa postura será outra diante dos acontecimentos.

Desse modo, percebe-se que a falta de conhecimento sobre a própria história traz grandes malefícios para o avanço do país. Portanto, deve-se dar maior ênfase nos estudos de história e política do Brasil, para que se possa opinar de forma de forma clara e pensar em novos meios de seguir com o progresso.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente