Como já dizia o estudioso Lucien Febvre ‘’A história é filha de seu tempo’’, e partindo desta afirmação ela também se torna essencial para o conhecimento relevante sobre a cultura de um povo, seja relacionada ao passado, presente ou futuro. Por meio de observações remotas, o progresso e desenvolvimento, ou pelo menos a busca por uma melhoria, vêm sendo alcançados por certos grupos sociais. Mas será que isto pode ser tratado como uma tendência comum ou muitos ainda não detém detêm deste conhecimento?
A generalização neste caso se torna um equívoco, a desinformação sobre os principais fatos de um país ou da humanidade ainda é um fator escasso em muitas pessoas, algo que se torna até irônico devido ao momento econômico, político e social atual (que nos obriga a ter uma opinião formada sobre o certo e errado). A causa disto pode ser encontrada na alienação provocada principalmente pelos meios de comunicações comunicação, conhecidos por realizarem lavagens cerebrais, que é oriundo oriunda, claro, de uma boa base educacional*. Uma opinião crítica, própria e formada é o que possibilita uma noção sobre as coisas ao nosso redor, fato que não era tão relevado a décadas atrás, marcados marcadas pela ausência ou resignação da liberdade de expressão.
A sociedade contemporânea possibilita uma maior ‘’liberdade’’ as às pessoas, principalmente aos jovens, que muitas vezes têm de transgredir os problemas ‘’colocados’’ em sua situação. A falta de recursos e de incentivo muitas vezes são esquecidos é esquecida pelas ações governamentais, o que(,) consequentemente(,) julga o indivíduo como culpado de toda essa adversidade. A alienação leva a à desinformação, carência e aos primeiros sinais de violência. Logo, isso nos permite caracterizar os livros como a melhor forma de se adquirir uma boa informação e conhecimento, exemplo disto está na fala de grandes heróis como Nelson Mandela, de que ‘’A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’’.
Comentários do corretor
* a alienação provocada pelos meios de comunicação é oriunda de uma boa base educacional ou da FALTA desta? Trecho ficou incoerente.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao uso da crase e à regência verbal.
O texto traz boas citações e exemplos, mas há trechos em que a coerência e coesão precisam ser revistas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |