É consenso que a História é uma ciência a qual tem como fonte de conhecimento a evolução da humanidade dentro das diversas sociedades. Dentre tantos fatores, destacam-se: a importância da História para o ser humano e (com) que relevância a compreensão do passado poderá influenciar no futuro.
Sabe-se que a partir dos registros escritos - situando-os cronologicamente na linha do tempo - desenvolvidos por estudiosos, arqueólogos, historiadores e pesquisadores, que foi possível conhecer as etapas do desenvolvimento das sociedades em função das suas organizações: política, econômica, cultural, religiosa, social, artística, científica e tecnológica ao longo dos séculos. Dessa forma, conhecer a História é entender a evolução dos antigos povos até a era atual, tecnológica; isto é: compreender a nossa própria existência.
Além disso, estudar História é desvendar o passado, entender o presente e almejar um futuro. É fazer da vida um caminho mais centrado e com mais respostas, compreendendo melhor o porquê da realidade atual em todos os seus aspectos. Portanto, entender a História é importante para que as pessoas possam agir de forma mais prudente, civilizada e tolerante.
Diante do exposto,percebe-se que a História não é apenas registros de informações acumuladas. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens, na busca de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível torná-lo um pouco mais aprofundado, trazendo exemplos práticos para ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |