Diante da atual crise política, revela-se ainda mais a importância do conhecimento histórico no Brasil. Nos últimos dias, as discussões acerca da política vêm tendo um crescimento considerável, devido ao presente processo de impedimento da atual presidente Dilma Rousseff (PT). Mas, afinal, há embasamento histórico nestas vastas opiniões?
Milhões de brasileiros entram em conflito através das mídias sociais diariamente, baseando-se apenas nas informações adquiridas através da imprensa (jornais, revistas, entrevistas, etc.), deixando de buscar um conhecimento histórico antes de tomar algo como certo. A história já mostrou sua tendência a repetições - vide o sentimento de superioridade dos portugueses em relação aos africanos(,) se apresentando novamente no regime nazista -, portanto(,) somente o estudo desta nos impediria de repetir tais erros, afinal, ela é também uma forma de autoconhecimento de nossa sociedade e, consequentemente, política.
Ocorreu no dia 17 de abril de 2016 a votação do impedimento no Senado na Câmara e, dentre os diversos votos, um tomou destaque: o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) fez menção a Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos responsáveis por torturas durante a ditadura militar, dedicando seu voto a este último. Bolsonaro tem seguidores fiéis, que adotam seus argumentos rigorosamente, sem buscarem conhecimento através de outros meios, sendo facilmente influenciados. Isto posto, torna-se claro o quão indispensável é o estudo da história, a formação da opinião formada através de documentos, livros, relatos e provas concretas. Por fim, como René Descartes afirmava, “a leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coerência das informações.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, com exemplos atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |