A era da globalização é de informações veiculadas ininterruptamente(,) deixando-nos atônitos, pois nem sempre são verdadeiras e muitas refletem apenas opiniões pessoais. Atualmente o Brasil passa por uma crise política sem precedentes* em nossa história e as notícias vão se interpondo e torna-se difícil uma avaliação segura do processo.
A dificuldade dessa avaliação consiste na desinformação sobre a nossa história. Os brasileiros são pouco politizados e mal conhecem os candidatos eleitos por eles, suas escolhas baseiam-se invariavelmente em objetivos individuais, sem um levantamento de suas trajetórias políticas, seus projetos de atuação e governo. Decorre-se daí a eleição de pessoas sem capacidade administrativa, corruptas, desonestas e sem cultura, que acabam por fornecer-nos cenas tão chocantes em sessões no plenário da Câmara e do Senado e até mesmo na alta cúpula governamental, além de atitudes totalmente inadequadas que trazem consequências graves para o nosso país, tais como as que estamos vivenciando nos dias atuais.
Para que o país possa sair dessa crise e continuar o seu desenvolvimento, uma entre tantas atitudes é necessária: a de que o povo informe-se sobre a história política do Brasil. Visualize-a como um instrumento de suporte que vai permitir uma avaliação segura daqueles que têm a responsabilidade de tomar decisões relevantes para o nosso país, através do conhecimento de suas posturas corretas e incorretas, atuação política, projetos viáveis e inviáveis, contribuição efetiva ou não ao país.
Desta forma(,) adquire-se uma consciência crítica baseada em dados e não em informações repassadas, formando cidadãos convictos de seus ideais, de sua responsabilidade(,) e menos propensos a repetir os erros do passado e capazes de dar novo direcionamento ao futuro.
Comentários do corretor
* O Brasil já passou por diversas crises políticas, inclusive parecidas com a atual. Desde que os portugueses aqui chegaram, tivemos crises políticas com deposição de lideranças, trocas de poder, corrupção, impeachment. Esta afirmativa é errônea e demonstra desconhecimento histórico.
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e, em grande parte, coerente. Atente-se apenas à observação acima.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |