A História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução. Através do seu estudo, obtém-se um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos anteriormente que são essenciais para a compreensão do presente. No entanto, a ausência de informações sobre o passado pode promover futuramente uma civilização preconceituosa, sem cultura e sem identidade; tornando-os tornando-a incapazes de compreender o presente e a si mesmos mesma.
"Nosso mundo é um mundo sem heróis"(,) segundo afirma Peter Kreef, professor de filosofia do Boston College. Isso se deve, em grande parte, ao esquecimento do povo acerca de seus heróis, que são os principais protagonistas de sua história e cultura. Por isso, é infeliz a nação cujos heróis são apagados da memória de seu povo, pois ao desvinculá-los de sua memória e passado, abandonam todo um histórico de lições, conhecimento e identidade, ou seja, provocam um imenso prejuízo histórico-cultural para sua civilização.
A história sempre buscou olhar para o passado para entender o nosso presente. Os choques de cultura, muitas vezes, são causados justamente por que não há um olhar para os primórdios de uma civilização para compreender suas tradições, crenças, religião e culinária. Além disso, o estudo da história também permite avaliar melhor a noção de progresso. Logo, sem seu estudo, uma nação torna-se obsoleta e ineficiente para enquadrar corretamente seus problemas políticos, sociais e econômicos.
Fica claro, portanto, que universidades e escolas – tanto públicas quanto privadas - devem enfatizar o estudo da história dentro da matriz curricular(,) apresentando as diversas civilizações de nosso mundo. Além disso, elas devem também realizar palestras e congressos para disseminar a cultura de sua nação, bem como apresentar e valorizar os seus heróis nacionais. Tais medidas irão suscitar a compreensão de culturas diferentes, evitando assim choques de cultura, além de semear o conhecimento sobre a identidade de cada cidadão.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |