- Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 10/05/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desinformação histórica não é um problema atual. Desde muitos séculos, a história do mundo é contada através de uma perspectiva, relatando a versão adotada por aqueles que a escrevem. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, reportaram à corte as condições de vida da terra descoberta. Escreviam sobre o índio como ser inferior apenas por ignorarem sua cultura. Foi assim por eras. Aqueles que detinham o poder da escrita propagavam sua filosofia. Conforme o tempo passou, a geração seguinte cresceu reconhecendo os feitos “heroicos” do povo português que retirou o Brasil da ignorância e selvageria. Mas por que até hoje ninguém houvera de questionar a história?

Como já dizia Joseph Goebbels*, “uma mentira contada mil vezes se torna verdade”. E a repetição de falsos fatos contados por professores, autores, políticos e etc fizeram com que a verdade fosse deixada de lado para bel prazer, dando lugar a uma ideologia onde o Estado possa ter controle sobre a população. Uma sociedade desinformada (ou informada com falácias) é persuadida por seu governante que a doutrina a segui-lo com antolhos.

Contudo, o problema está longe de ser resolvido. Ao sermos doutrinados com falsas informações, acreditamos que esta é a verdadeira história. No filme Matrix podemos ver claramente isto, quando o personagem NEO descobre que vivia em uma realidade paralela. A descoberta lhe trouxe indignação ao notar que tudo que havia aprendido era mentira. Como na película hollywoodiana, o indivíduo deve ter acesso às duas pílulas, onde você escolhe manter as informações já aprendidas ou abrir a mente a uma nova história verdadeira(,) mas ainda não contada. Esta analogia serve para elucidar a questão da doutrinação ideológica nas escolas brasileiras.

Portanto, medidas são necessárias para resolver este impasse. Para isto, o MEC deverá incluir nos livros didáticos autores de diferentes ideologias para que o aluno possa ter acesso ao conhecimento amplo. Juntamente a escola deverá possuir profissionais que pautem estas atividades e gerenciem essas medidas para que sejam adotadas. Como já dizia Immamuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.

Comentários do corretor


* Ao citar alguém polêmico como Goebbels, é importante demonstrar no texto de quem se trata. Por mais que o que ele tenha dito faça sentido no contexto proposto, é preciso alertar o leitor de quem se trata.

Atenção à pontuação.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, além de demonstrar domínio da norma padrão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente