Quando nos deparamos com a atual situação do país(,) acabamos notando que cada vez mais torna-se difícil dialogar com a nossa sociedade. A falta de informação tem levado o país a tornar-se um profundo ‘’ campo de guerra “(,) onde vence quem mais convence. É evidente que o Brasil tem passado por uma crise política onde na qual escândalos estão vindo a à tona, mas parece que a população está anestesiada diante de tanta informação, ou a falta dela.
O fato é que o povo brasileiro deixa-se alienar por fatos diversos sem mergulhar a fundo em suas origens. A falta de informação tem levado a um caos político onde a desordem reina e isso se deve pela falta de cultura do conhecimento,como já dizia Confúncio Confúcio, A cultura está acima da diferença da condição social. Um povo ao qual se deixa seduzir pela opinião alheia e não busca o próprio saber está condenado a viver em um ditatoriarismo(,) ainda que esse não seja o regime adotado.
A história do Brasil reúne uma rica rede de informações(,) as quais denotam como o país tem se portado com o passar dos anos, (.) o que não falta é acesso: livros,documentários,sites,enfim(,) uma infinidade de formas de adquirir conhecimento. O grande problema é que nós fomos cultivados para ignorar as nossas prórprias próprias origens e(,) sendo assim(,) a não se preocupar com o futuro de nossos filhos; essa é a real crise que nos persegue: a falta de conhecimento.
Sendo assim qual a forma de resolver o impasse? Estudo. Busca do verdadeiro conhecimento,reconhecer as origens, e não tentar resolver os problemas políticos levando em consideração post de facebook. Realmente ter interesse pelo conhecimento, buscar por meio do saber uma forma de transformar o mundo a à volta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com exemplos atuais que ajudam a ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |