Como exemplo da desinformação histórica, vivenciamos grande crise política, que nós nos leva a fazer questionamentos em busca de justificativas convincentes para tal. Sendo esta uma: a desinformação histórica da qual políticos fazem uso para alusão do povo.
Com a provocação de dúvidas, incertezas e inseguranças, a desinformação faz parecer mais fácil adotar verdades e conceitos pré-concebidos. (,) Fazendo com que sejamos uma sociedade hipócrita e preguiçosa, que não procura revisar seus conceitos éticos.
A "Era Informacional" faz alusão a uma sociedade baseada em informação, conhecimento e tecnologia. Mas a busca por novas descobertas não está deixando parte da história para trás? Pois, o lixo continua à a causar enchentes, (há) o aquecimento global, a crise atual, o racismo?*
Se a evolução histórica aconteceu(,) por que ainda vivenciamos problemas sociais "resolucionados"? A desinformação nos faz crer em uma falsa progressão, que nos deixa propícios a à repetição de erros já cometidos.
A desinformação histórica é bem mais complexa do que parece e seus problemas podem ser resolvidos quando abrirmos nossos olhos para o verdadeiro sentido do estudo da história, que deve ser pregado em escolas para que o interesse por tal seja despertado.
Comentários do corretor
* A estrutura frasal como exposta não contempla uma pergunta, e sim uma afirmativa. Para desenvolver uma pergunta, reestruture o parágrafo.
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego devido das classes de palavras, à pontuação, ao uso da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem se aprofundar em uma argumentação mais exemplificativa e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |