Não é difícil de ver pessoas explicitando suas ideias, graças à liberdade que possuem. Mas e quando esse sendo senso de liberdade ultrapassa o ridículo?
O país passa por uma séria crise, que de alguma forma está a afetar o intelecto dos brasileiros. Uma enorme parte da população está insatisfeita com o rumo em que o Brasil está levando. Uns gritam, batem panelas, pedem cassação do mandato da presidenta, outros apenas ficam calados a observar que isso não é algo relativamente significante quando veem o passado da nação. É de uma hipocrisia absurda um burguês reclamar sobre não poder mais sair constantemente do país, quando há pouco mais que de vinte anos atrás a principal pauta social era sobre as pessoas que morriam de fome.
Além disso, também há aqueles débeis que insistem em seus pensamentos militaristas e afirmam que é a única saída... mas e todo o horror de décadas atrás? Todas as cicatrizes não fechadas que essa história deixou precisam sempre serem lembradas.
Não é espantoso ver o quão ignorante os brasileiros são, mas é de fato deprimente, porque há sempre um acúmulo de coisas insignificantes que acarretam em tais asneiras.
Sendo assim, a única solução é a busca por conhecimento antes de qualquer ato. Mudar ideologias é algo complicado(,) mas, um dia, a sabedoria há de vencer a ignorância humana.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego de preposições, à pontuação e a coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma bastante crítica. Isso é positivo, adjetivos podem ser utilizados, mas em uma dissertação, é preciso expor o ponto de vista e, em seguida, embaá-lo com uma argumentação técnica e convincente. Em alguns trechos, as afirmações foram feitas de forma coerente, porém faltou embasamento - que diferenciaria a dissertação de um artigo de opinião, mais livre neste aspecto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |