A desinformação histórica tem contribuído ao longo dos séculos para os maiores conflitos da humanidade. Quando não há conhecimento, o povo fica à mercê de seus representantes políticos para designar o funcionamento do país sem que haja uma intervenção em prol dos direitos da população.
Nesse sentido, a desinformação está presente no âmbito da política brasileira de forma a corromper o sistema democrático. Não pode haver democracia se o povo não compreende os erros cometidos no passado. É necessário mudar o cenário instaurado no Brasil, extinguindo a falta de opinião própria e de reflexão crítica do povo. A política é um assunto que deve ser debatido, mas não sem antes ter se estudado história.
A grande influência da mídia é uma verdade irrefutável. No mundo da globalização e da tecnologia, a História tem perdido lugar para os meios de comunicação. As pessoas aderiram a uma rotina de futilidades baseada em reality shows e novelas. Esqueceram-se(,) portanto(,) das mazelas enfrentadas pelos setores que demandam suas qualidades de vida: saúde, educação, segurança, transporte e energia.
Entre outras questões, a História é fundamental para a construção do caráter do indivíduo, pois evita a disseminação de preconceitos e de falsos heróis. Ao se olhar para o passado, tem-se a oportunidade de prevenir possíveis equívocos.
“A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.” afirmou o filósofo Cícero(,) da República Romana. Esse pensamento leva a uma conclusão relevante de que a sociedade deve mudar seus conceitos. A História tem de ser ensinada com mais vigor nas escolas, bem como estar presente em campanhas na mídia que promovam conscientização da população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Mas é possível desenvolver uma argumentação mais abrangente, com mais exemplos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |