A história do gato - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 08/05/2016

Status:

Corrigida
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       Não foi suficiente a descoberta da linguagem e da escrita(,) era necessário necessária a descoberta da memória(,) que faz, o ser humano recordar o que fez.   O homem sempre deseja o progresso e a melhoria do local onde vive(,) seja pelas tradições, pela cultura ou política.
    Cícero, o grande orador, já extraía lições de exemplos passados para soluções de problemas recentes tratando de pessoas, cultura e política.   A observação, de Cícero, do comportamento humano e social  estabelece limites de atuação para promover o bem social e local.
    Em um mosteiro havia um gato que miava tão alto que desconcentrava os monges e o reitor decidiu que em todas as orações o gato ficaria amarrado, para acabar com a pertubação nas orações.   As pessoas foram mudando, o reitor e os monges, quando o gato morreu o novo reitor, sem saber o motivo pelo qual o gato ficava amarrado, mandou imediatamente substituir o gato.   
    A tradição, a cultura e a política devem ser aliadas da história para não perder a razão do que se faz.   Desde o tempo dos romanos(,) com Cícero(,) já tínhamos grandes orientações contra a desinformação(.) enquanto (isso), no mosteiro(,) a passagem de orientações rígidas tornaram desencadearam uma penitência sem razão(,) tanto para os monges quanto para o gato.


Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino), à coesão frasal e ao emprego coerente de verbos.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com a citação de um bom exemplo. Reveja apenas a construção frasal e a coerência no emprego de palavras.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente