O preço para quem não conhece sua história e* ler a historia dos outros - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 08/05/2016

Status:

Corrigida
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A história é o espelho de nossas atitudes presentes, das lutas que não lutamos, dos povos que não conhecemos, da língua que não praticamos, dos heróis que não são os nossos, do país que não construímos e que(,) no futuro(,) veremos na mídia(,) contada como sendo a nossa por não temo-la a termos escrito**.

Construir um saber histórico requer conhecer suas raízes, a origem do ser como cidadão atuante na sociedade, (.) a história se transforma com o tempo(,) e quem é responsável por essa mudança é os agentes atuantes, o povo.  Mas quando o povo não constrói a sua história(,) acaba por seguir os que a contam sem tê-la ao menos conhecido.

E essa falta de conhecimento tem causado muitos problemas, nosso país tem passado por um período político crítico e que tem nos feito refletir diante das atitudes dos cidadãos que(,) levados pelo excesso de informações soltas nas mídias sociais, muitas delas sem fundamentos(,) acabam por criar um presente cheio de retrocesso. (,) (como o) Xenofobismo, (e) pedidos de da volta de regimes opressores(,) como o Militar.

Assim(,) as gerações que apenas estudaram a história sem conhecer seu contexto, tempo-histórico, (;) acostumados a ver e ler as guerras, lutas e revoluções de outros países sem ser as suas, que não sabem qual é sua língua materna, de que (é) composto seu povo nem pelo que lutou, (;) mal sabem que esse direito de opinar, de usar a internet, de andar livremente, de votar, de casar e se separar, de vestir qualquer tipo de vestimenta é resultado de lutas travadas pelos seus antepassados de forma intensa(,) onde nas quais muitos foram torturados ou mortos para que isso lhes fosse garantido.

Logo(,) temos por resultado uma sociedade sem condições de escrever uma historia, de buscar soluções(,) de questionar(,) e que apenas repassa como um telefone sem fio uma história que não conhece(,) não escreveu e que(,) refém da ignorância(,) será manipulada, torturada, sem heróis(,) sem um legado, pois apenas tem reproduzido a ignorância, o ódio.

 

Comentários do corretor


* é

** O sentido desta primeira frase não ficou claro. Iniciar a dissertação com uma frase confusa pode comprometer a argumentação. Reveja.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma crítica, mas cuidado com a clareza e objetividade de todas as frases que o compõem.

Continue exercitando sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente