Equívocos históricos e Intolerância: consequências da desinformação - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 08/05/2016

Status:

Corrigida
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Apesar da sociedade estar vivendo na chamada era digital, a qual é caracterizada por facilitar e agilizar o compartilhamento das informações, muitas pessoas ainda não utilizam  os benefícios da internet com o intuito de conhecer os fatos  históricos, seja do seu país ou do mundo. Essa falta de conhecimento pode contribuir para que os indivíduos realizem os mesmos erros cometidos pela humanidade no passado ou provocar preconceitos. 
Durante diversas manifestações que ocorreram no Brasil nos últimos anos, muitos dos que estavam presentes mostraram-se apoiadores de uma intervenção militar, como a que aconteceu em 1964. Tal fato exemplifica a carência de informação histórica de grande parte dos brasileiros, uma vez que estavam fazendo apologia a um período no qual havia censura e a liberdade de expressão não era respeitada, além das diversas formas de tortura aplicadas àqueles que não concordavam com o governo.   
Além disso, outro fato que demonstra a desinformação histórica de muitos brasileiros, é a discordância quanto às cotas raciais, as quais têm o objetivo de aumentar a quantidade de afrodescendentes que adentram no ensino superior.  Essa intolerância se deve ao fato das pessoas negligenciarem a história de sofrimento dos africanos que foram trazidos à força para o Brasil para trabalhar na lavoura, onde eram submetidos a situações degradantes; e que, apesar de terem sido libertos pela Lei Áurea,  foram omitidos pela sociedade, ou seja, obtiveram sua liberdade sem nenhum auxílio e sem nenhuma perspectiva de vida, o que contribuiu para a marginalização dessa parcela da população. 
Diante do exposto, é imprescindível para que a desinformação não seja responsável pela disseminação de ideias equivocadas, além do preconceito e do ódio atrelado a ele ela , (é imprescindível) que o Estado cumpra o seu dever de conceder a todos educação de qualidade, para que as jovens tenham conheçam adequandamente adequadamente a História do país e do mundo.  Ademais, o Ministério da Educação poderia enfatizar mais iniciativas como a olimpíada de História do Brasil, despertando o interesse do público jovem. E a família também é de extrema importância, visto que ela colabora para que a juventude possa aprender mais sobre a história do país. Tais medidas contribuirão para informar os jovens, formando adultos mais críticos. 

Comentários do corretor


Atenção à coesão frasal - busque optar por linguagem direta, que torna mais clara e objetiva a afirmação que se pretende fazer -, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, com exemplos pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente