A desinformação é um problema histórico, gerador de inúmeras consequências, é uma escuridão capaz de aprisionar e escravizar qualquer um que não se volte para a luz do conhecimento.
O mito “A Caverna”(,) de Platão(,) exemplifica bem o problema, (.) também o (faz o) orador romano Cícero, que afirma que: “por meio dos exemplos passados podemos extrair lições para nos orientarmos no presente”, ou seja, observar os erros e acertos no decorrer da história para nos servir de guia.
Um grande problema nos dias de hoje, é que temos uma mídia manipuladora de informação e parcial, uma prática ilícita usada até nas salas de aula, em que alguns docentes aproveitam a imaturidade de seus alunos para doutriná-los, contribuindo ainda mais para a irracionalização e suas consequências.
Como esquecer do ensino precário em países como o Brasil, em que os seus políticos chegam ao ponto de desviar verbas até da merenda dos educandos.
Portanto, deve-se orientar crianças e adultos, nas escolas, faculdades, através da mídia a buscar informações em fontes confiáveis, assim como refletir sobre elas e conferir uma coisa com a outra para assim formar o seu juízo e atenuar as consequências da desinformação.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão frasal.
Ao citar exemplos como o do mito da caverna, é importante explicá-los de forma breve, para situar um ou outro leitor que não conheça tal mito. É importante que o texto seja claro para diferentes tipos de público.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |