Conhecer a história do mundo, suas tradições e culturas é fundamental para uma boa percepção da humanidade. A falta de desinformação histórica faz com que o ser social perca o conceito das coisas que estão a à sua volta, tomando opiniões alheias para si e(,) logo, se tornando um ser alienável.
Equívocos foram cometidos até mesmo pelas famosas ordem ordens sociais existentes na Idade Média(,) e estas acabaram voltando atrás para corrigir o erro cometido. O exemplo disso foi a ordem religiosa, que acusou o físico Galileu Galilei por blasfêmia por falar que a Terra gira em torno do sol, porém no ano de 2012 a igreja(,) reconhecendo o erro cometido(,) pediu desculpas a esse engano. Assim sendo, disseminar conhecimento e é fundamental para não cometer lapsos e formar uma ideologia própria.
Consequentemente, os preconceitos, verdades criadas e falsos heróis são considerados o novo mal do século XXI. Segundo o políticos alemão Joseph Gobbels, ''uma mentira contata mil vezes torna-se verdade''*, logo, conhecer os verdadeiros fatos ocorridos no passado é indispensável para que não (se) cometa esses erros no futuro. O alemão Adolf Hitler utilizou a síntese do pensamento de Joseph para fazer a base de seu estado, pois manipulou a população contanto contando mentiras sobre os judeus e(,) como resultado, acabou tornando-se verdade entre grande parcela da população(,) e os judeus acabaram excomungados da Alemanha.
Portanto, é indispensável o ensino de História no ensino fundamental e médio para maior percepção da realidade. O governo deve investir em educação, para que este corrige a grade escolar de modo a melhorar também os conceitos e ideologias. As Organizações Não Governamentais (ONGs) têm uma grande importância nesse processo, fiscalizando a mídia e outros meios de veiculação, supervisionando para que a mentira contata contada ou manipulada desses veículos não se torne verdade. Por fim, cabe a à escola a tornar o ensino de história mais dinâmico, com tablets e novas tecnologias, incentivando as crianças a criar seus princípios e/ou ideologia.
Comentários do corretor
* Ao usar a citação de uma pessoa polêmica como Goebbels, que foi Ministro da Propaganda durante o governo nazista de Hitler na Alemanha, é preciso ter cautela. A frase pode ser verdadeira, mas é preciso contextualizar em que momento ela foi dita, e por quem. Figuras como ele não podem ser citadas como se tivessem sido políticos comuns, é preciso registrar ao menos o contexto em que ele viveu e que o levou a proferir tal frase.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras. O texto aborda o tema proposto de forma crítica, mas é preciso atentar-se para a observação acima.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |