Uma das várias definições da história pode ser dita por : Busca do vivido, do qual traçamos nossa própria existência. Nesse viés, a pergunta que não quer calar é : Quais consequências teria um país com deficiência no âmbito histórico?
A história traz motivações para manifestações populares ,lições para toda a vida, forma o caráter crítico e questionador e promove a interdisciplinaridade , objetivando coerência com a visão do mundo. Para o orador romano Cícero, a história era ‘’ a mestra da vida’’, evidenciando que por meio do passado podemos extrair lições para o presente.Dessa forma,foram criadas e aplicadas - objetivando o progresso do conhecimento – as Ciências Sociais (Geografia ,Sociologia, Política) , almejando o conhecimento histórico e crítico dos estudantes.
Porém ,da madeira maneira que são ensinadas – muitas vezes por profissionais desqualificados – afastam o aluno da realidade, formando aversão e falta de interesse pela esfera histórica. Além disso, no Brasil(,) é visto que em muitas escolas públicas ,professores que são formados em outra disciplina são ‘’obrigados’’ a lecionarem uma das Ciências Sociais, formando acidentalmente alunos desmemoriados e irresponsáveis no meio histórico. Ainda, ao invés de quererem saber mais sobre a cultura ,hábitos alimentares e tradições diferentes, ocorre a violência motivada por Xenofobismo ou por racismo, a intolerância e a repulsão por esses hábitos e por essas tradições, aumentando gradativamente a desinformação do conhecimento.
Portanto, é necessária a ação do Governo brasileiro implementando professores qualificados e corretos, objetivando a amplificação do conhecimento histórico nas escolas públicas. Cada indivíduo deve fazer uma autoanálise ,requerendo o crescimento do seu conhecimento(,) seja por internet, seja por livros disponibilizados nas bibliotecas .Instituições de Ensino devem fazer a cada semestre uma interação histórica em prol do conhecimento ,tradições e hábitos históricos ,através de documentários ,seminários e palestras, corroborando para a expansão histórica do país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |