NOVOS PAPÉIS PARA UMA NOVA HISTÓRIA - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 08/05/2016

Status:

Corrigida
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A era da informação, no mundo globalizado, é propensa a transmitir também desinformação. Ocorrendo principalmente em redes sociais, pessoas muitas vezes partem de posicionamentos de terceiros para embasar suas opiniões, sem fazer uma consciente reflexão histórica sobre o que se debate.

No mundo digital não falta informações sobre diversos temas. Ao se recorrer (a) uma pesquisa é possível compreender vários assuntos. No entanto, a facilidade com que as opiniões se disseminam e o acesso fácil a elas, seja por velocidade ou linguagem, fazem com que as pessoas não se debrucem a estudar ideias de forma mais aprofundada. Desse modo, uma reflexão neutra e isenta de ideologias é totalmente comprometida.

A reflexão sobre a História que se baseia num reduto de achismo torna-se, nesse sentido, precária para o entendimento das ações que movem a sociedade atual. Os valores, as ideias, os conceitos e todos os outros empacotados provindos do “Ctrl C, Ctrl V” desvalorizam o pensar autônomo, em detrimento de um debate que acaba sendo travado  apenas por especialistas, empobrecendo a circulação de idéias.

É possível vislumbrar um cenário de mudanças no âmbito educacional para que a percepção da História seja reaprendida. A começar pelo entendimento de sua função: tornar as pessoas cientes dos acontecimentos do passado e partir delas próprias suas soluções para resolver problemas que ainda afligem a sociedade, mobilizando cada qual à sua maneira, mas trabalhando todos juntos para o progresso.

Tão logo os indivíduos não serão meros leitores dos acontecimentos históricos, mas narradores-personagens cientes de que a eles cabem escrever novos capítulos. 

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, coerente e com bom domínio da norma padrão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente