A onda da desinformação - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 08/05/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         O filme alemão “A onda” demonstra um experimento que elucida bem como a falta de conhecimento histórico pode ser problemática. Nele(,) um professor propõe aos alunos uma dinâmica em que passariam a viver numa ditadura dentro da sala de aula. Esses, sem devido conhecimento(,) descartam a possibilidade de tala experiência ser bem realizada. Com o tempo, o professor torna-se um líder absoluto, os estudantes se portam como militares, adotam uma bandeira e saudação e seguem cegamente as ordens de seu ditador.

         Além disso, a falta de saber histórico implica numa limitação da capacidade crítica e reflexiva, pois sem a história não há parâmetros para servirem de referência. Não obstante, desconhecer o passado é renunciar toda a cultura de povos que se perpetuou através de tempo e gerações.

          Da mesma maneira, o que seria da ciência e tecnologia, altamente desenvolvidas, mas que têm e sempre buscam suas bases de pesquisas em estudos de outrora. ? Fechar os olhos para o passado é tornar a visão do presente e do futuro ignorantes, desconexas e até mesmo obscuras.

           Portanto, para o Brasil diminuir ou solucionar o problema da desinformação histórica e todo o seu legado, ora esquecido, é preciso atribuir tarefas a quatro bases distintas. Em primeiro lugar ao Governo e todas as suas instâncias, cabendo-lhe a criação de políticas educacionais que priorizem a disciplina história, particularmente, com ênfase no Brasil. Em segundo plano(,) à mídia e todos os seus veículos de comunicação como Tv, Rádio, Jornais e (,) Revistas e Internet, promovendo trechos importantes da história em seus suportes de forma respeitosa e que desperte o interesse do receptor da mensagem.

           Outrossim, caberia às escolas desenvolverem grades curriculares que abarquem de modo mais atrativo e esclarecedor os caminhos e adversidades que os povos antigos passaram, às as adaptações a que foram submetidos para que hoje estejamos altamente desenvolvidos e adaptados ao mundo. Caberia aos pais incentivar seus filhos a estudarem história, para que ampliem sua capacidade reflexiva e desenvolvam seu senso crítico.

             Pode ser este, o caminho para que a onda da desinformação não encharque a história do Brasil e manche eternamente a daqueles que se sacrificaram para construí-la.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à objetividade na construção frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, com boa argumentação. Evite apenas o uso excessivo de expressões que "ligam" o raciocínio de um parágrafo a outro. Isso torna o texto cansativo, além de que, em alguns momentos, tais expressões não fizeram sentido no contexto. Escreva de forma objetiva.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente