O filme alemão “A onda” demonstra um experimento que elucida bem como a falta de conhecimento histórico pode ser problemática. Nele(,) um professor propõe aos alunos uma dinâmica em que passariam a viver numa ditadura dentro da sala de aula. Esses, sem devido conhecimento(,) descartam a possibilidade de tala experiência ser bem realizada. Com o tempo, o professor torna-se um líder absoluto, os estudantes se portam como militares, adotam uma bandeira e saudação e seguem cegamente as ordens de seu ditador.
Além disso, a falta de saber histórico implica numa limitação da capacidade crítica e reflexiva, pois sem a história não há parâmetros para servirem de referência. Não obstante, desconhecer o passado é renunciar toda a cultura de povos que se perpetuou através de tempo e gerações.
Da mesma maneira, o que seria da ciência e tecnologia, altamente desenvolvidas, mas que têm e sempre buscam suas bases de pesquisas em estudos de outrora. ? Fechar os olhos para o passado é tornar a visão do presente e do futuro ignorantes, desconexas e até mesmo obscuras.
Portanto, para o Brasil diminuir ou solucionar o problema da desinformação histórica e todo o seu legado, ora esquecido, é preciso atribuir tarefas a quatro bases distintas. Em primeiro lugar ao Governo e todas as suas instâncias, cabendo-lhe a criação de políticas educacionais que priorizem a disciplina história, particularmente, com ênfase no Brasil. Em segundo plano(,) à mídia e todos os seus veículos de comunicação como Tv, Rádio, Jornais e (,) Revistas e Internet, promovendo trechos importantes da história em seus suportes de forma respeitosa e que desperte o interesse do receptor da mensagem.
Outrossim, caberia às escolas desenvolverem grades curriculares que abarquem de modo mais atrativo e esclarecedor os caminhos e adversidades que os povos antigos passaram, às as adaptações a que foram submetidos para que hoje estejamos altamente desenvolvidos e adaptados ao mundo. Caberia aos pais incentivar seus filhos a estudarem história, para que ampliem sua capacidade reflexiva e desenvolvam seu senso crítico.
Pode ser este, o caminho para que a onda da desinformação não encharque a história do Brasil e manche eternamente a daqueles que se sacrificaram para construí-la.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à objetividade na construção frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, com boa argumentação. Evite apenas o uso excessivo de expressões que "ligam" o raciocínio de um parágrafo a outro. Isso torna o texto cansativo, além de que, em alguns momentos, tais expressões não fizeram sentido no contexto. Escreva de forma objetiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |