Conhecer a história e a cultura do Brasil é muito importante, pois é através desses conhecimentos que podemos conviver melhor em sociedade e opinar sobre assuntos sociopolíticos, além de exigir dos nossos governantes melhores métodos para a administração do país.
O povo brasileiro foi formado por índios, negros e europeus, diante disso temos religiões e costumes originados desses povos. Mas, apesar disso, é comum vermos a discriminação e a estranheza (em relação) as às religiões como o candomblé e a umbanda, cabelos black power e o uso de piercings e tatuagens. As pessoas adebtas adeptas desses costumes e crenças são, muitas vezes, perseguidas e agredidas, simplesmente, por suas atitudes serem diferentes daquelas que a maioria da população conhece.
Há também o caso do pedido de impeachment da presidenta Dilma, no qual boa parte da população pede pela volta da Ditadura Militar, porém mal sabem esses cidadãos que nessa época o povo brasileiro viveu horrores. Não havia democracia, livre expressão, ou direitos humanos e qualquer cidadão que protestasse contra o governo ou exigisse seus direitos era, severamente, repreendido e punido.
Por isso, é esencial que a camada da população que obteve acesso a informação e detêm detém de maiores conhecimentos históricos e culturais lutem para que os nossos governantes invistam mais em uma educação básica e de qualidade nas escolas públicas, além de sugerir projetos educacionais que abordem melhor sobre as diferentes culturas existentes no país, pois só assim diminuirão os crimes causados por discriminação, além da nova geração de brasileiros ser capaz de opinar e exigir o que é melhor para o país.
Comentários do corretor
Atenção à crase, à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com exemplos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |