Informação pode ser a desinformação do Brasileiro - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 06/05/2016

Status:

Corrigida
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Crise política, econômica, social e educacional, configuram a situação presente do Brasil. Com uma mídia manipulável, segundo sociólogos(,) e a formação histórico-cultural da nação brasileira; o conhecimento, a informação, tornou-se fraca diante do cidadão. Logo, vivi-se vive-se num Estado no qual as forças administrativas e políticas são vistas como corruptas; também, tem-se a negatividade da educação, as escolas públicas* não educam para se refletir quanto sociedade, mas para ser aprovado no vestibular. O brasileiro ainda enfrenta uma cultura cuja opinião é moldada segundo o pensar da maioria.

Com base nas considerações acima, relacionar a historicidade ao presente é a melhor maneira para um entendimento dos conflitos atuais. Há o pensamento, “todo político rouba”, entretanto, não é verdade. O fato sociável pode ser entendível nas palavras do antropólogo Sergio Buarque de Holanda, cujo de acordo com as quais o brasileiro age por emoção e não pela razão. Tal ideia é uma realidade, pois muitos cidadãos, em suas ausências críticos crítica, educacionalmente estruturados pela formação colegial pública e descendente de familiares analfabetos e mal informados, criam as taxações do “político ladrão”, embora seja verdade, certa demanda de representantes serem réus em investigações**.

Outro ponto nesse direcionamento é o fato da educação apresentar déficits, não desenvolvem um indivíduo frente a à ética nacional, porque a pedagogia de ensino é culturalmente guiada para adentrar às Universidades. Dessa maneira, o indivíduo não reflete com condições de buscar fontes confiáveis à informatividade de informação. Permanecem na massificação midiática, Blogs, Facebook, Twitter e jornais na internet, os quais não debatem(,) apenas se informa o caos político e social. Tais ponderações fazem da sociedade um sujeito acrítico e fadado à desinformação.

Por último, um exemplo disso é a atualidade diante do processo de Impeachment. Grande parcela da população se quer sequer tem noção dos crimes pelos quais a Presidente é acusada. Assim, criou-se a divida divisão no país dos contra e a favor do impedimento. Contudo, são necessárias ações conjunturais entre forças municipais, estaduais e federais (para) estabelecerem parâmetros de políticas públicas ao conhecimento constitucional. Para isso, projetos acadêmicos e colegiais secundários precisam fomentar resoluções com participação cidadã. Então, seguindo esses caminhos, novos contextos virão para um Brasil mais justo e conhecedor.

 

Comentários do corretor


* Apenas as escolas públicas?

** De acordo com seu texto, apenas famílias mais humildes, em que os filhos estudam em escolas públicas, cometem a generalização de pensar que todo político é corrupto. Essa argumentação é uma generalização e um preconceito, além de não ser compatível com a realidade, visto que em manifestações pessoas de todas as classes mostravam-se cansadas e desacreditadas da classe política como um todo. Reveja.

Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, ao emprego devido de pronomes relativos e à coerência no uso de termos.

O texto aborda o tema proposto com base em uma argumentação facilmente questionável, que demonstra preconceito e limitação ao olhar sobre a questão tratada. Desenvolva uma raciocínio mais crítico, reflita um pouco mais sobre a questão antes de desenvolver o texto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente