A cultura de um povo, nasce através de seus costumes e crenças, baseado baseada em histórias vividas que são contadas de geração em geração. Dotados por uma inteligência incrível, o ser humano é capaz de construir e ao mesmo tempo destruir ideias e valores adquiridos ao longo dos tempos.
Mesmo na pré- história, os primórdios passavam seus conhecimentos com seus desenhos pintados nas paredes das cavernas, que eram formas de instruir e ensinar quem ali avistava. Era necessário que, mesmo com pouco conhecimento(,) a história deveria prosseguir prosseguisse de alguma forma. Há, porém, a interpretação. A forma como cada um interpretava criava grupos de identificação, convergindo assim diversos pensamentos e diversas sociedades, criando assim suas próprias leis.
A “liberdade de expressão” ganhou espaço na sociedade. São grupos que se alastraram com formas de pensamentos diferentes em suas visões na sociedade. E como isso tem influenciado? Preocupados com o futuro, a sociedade tende cada vez mais (a) se afastar do seu berço. A busca por consumos imediatos. Desta forma, por não reconhecerem suas origens, está sujeita a cometer erros que outrora possam ser os mesmos. Não existe uma opinião formada, existe opinião dos outros. Um pequeno burburinho na internet pode gerar milhares de comentários em uma semana e depois não fazer mais diferença.
O passado, tem estado em lugar: PASSADO. História, tem sido apenas estória. Para intelectuais do futuro, é necessário não apenas conhecer dos assuntos atuais, mas, amadurecer a ideia de onde tudo começou. Não basta saber nomes dos políticos, mas o que eles fazem e quais foram (os) que mudaram uma sociedade no passado. Deve(,) portanto, na educação(,) seja ser ensinado desde cedo(,) não como algo obrigatório(,) mais mas mostrando o presente dos resultados que deram certos. É necessário envolvimento, e principalmente mudança de pensamento.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, com argumentação pouco clara e objetiva. A dissertação é um texto mais prático e objetivo, menos subjetivo do que o que foi escrito.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |