Para que não se cometa os mesmos erros do passado, é fundamental que o povo conheça a história de seu país e avalie a situação atual da política brasileira com a iminência do impedimento da presidente da república.
Semelhante ao que ocorrera no governo Júlio Prestes, que mesmo ganhando as eleições(,) não chegou a assumir a presidência, assumindo Getúlio Vargas, com o apoio de diversos segmentos da sociedade, sob a justificativa de que as eleições ganhas foram fraudulentas. A presidente que ganhou as eleições, teve as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas da União, efetivamente, até agora, não conseguiu governar o país, em seu segundo mandato, por conta de uma oposição que não aceitou o resultado das urnas.
O Congresso Nacional, ao qual compete o julgamento do impedimento da presidente da república, não possui moral para julgar ninguém, pois os presidentes das respectivas casas são réus no Supremo Tribunal Federal, apontados segundo a operação Lava-Jato, sem contar a quantidade de situacionistas e oposicionistas que se encontram na mesma situação, sitados citados em esquemas de corrupção. As eleições(,) que outrora eram fraudulentas, eram para os dois lados, os crimes de responsabilidade, na qual dos quais a presidente foi acusada, ja já ocorreram em muitos governos sem que houvesse tipificado o impedimento.
Esperava-se dos que desejam governar o país propostas que venham ao encontro dos anseios da população, como emprego, segurança, saúde, e não mais uma obseção obsessão em estar no poder e servir a seus padrinhos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, no entanto superficial. A importância da história é citada, porém a argumentação acaba dando um foco maios ao que está acontecendo atualmente na política. Cuidado com desvios em relação ao tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |