Muito se discute a importância da História do mundo em virtude de sua constante transformação e efeito, e é inegável que a herança desses períodos históricos está sendo deixado deixada só nas páginas dos livros. A indiferença pela cultura e memória de uma nação, traz impactos relevantes, tanto para o meio social, quanto no particular.
Ao se examinarem os aspectos da História do Brasil(,) particularmente, observa-se a luta dos escravos pela liberdade na época do Brasil colônia, pessoas reprimidas e a censura na ditadura militar, e o grito nas ruas da Diretas Já, (.) da mesma forma(,) na época atual atualmente, lutamos pela justiça e o fim da corrupção. Entretanto(,) muitos lutam sem saber o porquê, lutas sem causa, e o desinteresse ou a desinformação pode ir além(,) levando a à ignorância do saber (e) ocasionando o senso comum, sem mencionar o chamado do meio social virtual mais apelativo e atrativo, tirando assim a atenção do que está acontecendo a à sua volta.
Outra preocupação existente é o impacto dessa desinformação, trazendo que traz para a sociedade uma pobreza cultural e ausência de opinião, sendo assim tornando-se de fácil manipulação. Além disso, o atraso de informações e conteúdos históricos traz a incompreensão das lutas e vitórias travadas pelos antepassados, sem mencionar que muitas delas foram pela igualdade, liberdade, intolerância, desigualdade social e racial.
Tendo em vista os fatos analisados, pode-se constatar a importância de manter viva a História para a construção e transformação de uma nação. Logo, suas memórias e cicatrizes assumem um papel de conduzir nossos atos e ações, que(,) se esquecidas(,) se tornará em vão toda a luta e o esforço que bravamente fizeram no pretérito para dar o futuro que na época atual, se vive.
Comentários do corretor
* memórias
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto, porém está mal desenvolvido, com trechos confusos e, em alguns momentos, incoerentes. Releia.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |