Conhecimento historico* e participação politica - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 04/05/2016

Status:

Corrigida
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     O Brasil vive hoje uma crise política, na qual grande parte da população se mobiliza politicamente(,) principalmente por meio das redes sociais. Esse meio, porém, permite que qualquer um diga o que pensa sem nenhum critério, por isso se disseminam pelas redes diversas informações duvidosas, isso se deve principalmente ao pouco conhecimento histórico de boa parte da população.

     Isso porque essa falta de conhecimento faz com que as pessoas não sejam capazes de filtrar as informações verdadeiras das falsas(,) e que a população em geral se torne propícia a à manipulação. Isso porque fenômenos históricos se repetem de maneira semelhante, e(,) portanto(,) seu estudo é importante para aguçar o senso crítico do estudante, para que esse se torne capaz de avaliar o contexto histórico do seu tempo.

     Essa compreensão escassa da disciplina se deve à baixa escolaridade de parte da população e à cultura dos estudantes de estudar para obter notas e não para aprender a matéria apropriadamente. Isso é também causado pela incompreensão da utilidade da disciplina pelos alunos, já que esses procuram uma utilidade prática para o estudo e os professores em geral não se preocupam em esclarecer isso.

     Por tudo isso, são necessárias atitudes para resolver o problema e capacitar os cidadãos para a participação política. Dentre elas, o poder público deve investir em métodos mais eficientes de ensino e instruir os professores sempre a relacionarem a matéria estudada, seja qual for, com o panorama atual, seja politicamente, ou socialmente.

 

Comentários do corretor


* histórico

Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente