Consciência histórica. Esse conceito, muitas vezes subestimado na sociedade brasileira, representa uma concepção indispensável para a formação da opinião (do) indivíduo, e consequentemente de seu papel dentro de uma coletividade. Porém, o que se nota no Brasil é uma ausência da democratização do conhecimento, dificultando a formação do pensamento crítico.
Durante a ditadura militar brasileira, a censura aos meios de comunicação e a restrição do acesso a à informação fez com que milhares de brasileiros, que viveram na época, não tivessem dimensão da situação de seu próprio país. O fato é que, mais de 50 anos depois, e mesmo dentro de uma democracia, o que se vê na sociedade é uma grande reprodução de linhas de pensamento. Por não ter consciência de sua própria história, o cidadão tem uma percepção turva da realidade, e(,) consequentemente(,) repete erros do passado.
A atual crise política e econômica, trouxe grande insatisfação à população, que tem realizado protestos e feito reinvindicações. É fato que, essa manifestação efetiva de cidadania é de extrema importância, porém, somente se opor a um modelo, não é suficiente, visto que, os próprios cidadãos não estão a par dos acontecimentos históricos que culminaram na situação atual. Apreende-se que, compreender a história é indispensável para que haja a desmistificação de concepções que persistem na sociedade devido à falta de informação e levam ao preconceito e a à exclusão.
Entende-se, portanto, que para solucionar essa problemática, é necessário que o governo federal(,) em parceria com o Ministério da Educação(,) elabore uma base curricular eficiente, que incentive o debate histórico, (.) para tanto é deve-se criar um ambiente escolar saudável, onde se respeite as diferentes opiniões e se incentive a formação de um pensamento crítico. Além disso, cabe aos mais diversos meios midiáticos, buscar transmitir informações imparciais, para que, tento tendo acesso a à informação(,) o indivíduo possa fomentar sua opinião.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando elementos atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |