História; nosso passado presente e futuro* - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 04/05/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     A história constitui nosso passado,presente e futuro(,) ela é a ponte de conexão dos fatos, das gerações(.) é ela quem nos liga diretamente ao que foi ontem, ao hoje e ao amanhã e a desinformação histórica pode acarretar sérias consequências.

      No passado tivemos vários fatos que nos levaram as às conquistas de hoje, por exemplo(,) como entenderíamos que o fim da escravidão,foi decorrente de constantes lutas para que os negros fossem tratados como seres humanos, criação de quilombos, refúgios juntamente com a coragem de algumas pessoas que entendiam que a cor da pele não era diferença para que o outro fosse tratado como inferior, como Tiradentes(,) que por oposição lutou pela liberdade e por isto acabou enforcado e seu corpo desmembrado e espalhado por toda Vila Rica(,) que é conhecida atualmente como Ouro Preto para servir de exemplo para todos aqueles que se opusessem aos desígnios da Coroa Portuguesa, (.) outro exemplo foram as mulheres lutando para serem valorizadas como membros da sociedade, terem direitos reconhecidos, queimaram queimarem sutiãs, reinvindicaram reivindicarem na lei e entre outras maneiras para serem tratadas com igualdade, (.) como saberíamos de tudo se não fosse a história para esclarecer os fatos. (?)

      No presente a história está em tudo ao nosso redor,pois esta se liga a à matemática, ao português,a à geografia e a todas as outras ciências,mas a desinformação histórica nos torna seres alienados, todas as pessoas que fizeram história tinham ideais,deram continuidade ao que outros acreditavam, porém sem perder convicções do que eles acreditavam, (.) a história é isso(,) é uma geração complementando a outra a sua maneira(,) sem perder seus valores,suas crenças,seus objetivos,sem isto não lutamos por nada, não temos referências e não temos ao que dar continuidade, (;) sem lutas o futuro não existe,pois o amanhã vai contar o nosso hoje, o que fomos, e o que somos,construirá o que seremos.

    Portanto, concluímos que não podemos deixar a história morrer, devemos questionar o que foi, o que é e lutar pelo que acreditamos(,) não pelo que os outros acreditam, pois lutar pelo que os outros querem é uma luta vazia em que nada acrescenta a à nossa própria história.

Comentários do corretor


* História: nosso passado, presente e futuro

Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma argumentação mais crítica e aprofundada sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente