A história no dia a dia - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 04/05/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A história tem papel importante na construção de uma sociedade consciente de seus deveres e direitos, pois através dela este pode-se conhecer  os equívocos que geraram destruição na humanidade(,) como: opiniões preconceituosas e também conhecer  as ideias que corroboraram para o aperfeiçoamento da mesma.

Para Cícero(,) orador romano(,) a história é “mestra da vida”, pois ela pode fornecer lições úteis para a construção de uma sociedade igualitária, dado que , pois através dela pode-se ter uma vasta compreenção compreensão sobre as diferenças culturais de cada pessoa e país(,) e obter  pontos de vista críticos sobre manisfestações políticas.

Desta forma,  muitos comportamentos preconceituosos, racistas e  motivados por diferença de tradições são constatados pela falta de se familiarizar com outras épocas e civilizações, por meio da história, (.) desta maneira, é irrefutável a afirmação de que uma sociedade que não conhece sua história esta está fadada a repeti-la.

Contudo,  pode-se dizer que a história continua sendo “mestra da vida”, entretanto devemos reeducar nossa percepção da mesma para então compreender que ela não fornece ferramentas para soluções imediatas, mas oferece de forma funcional, ou seja , fornecer elementos para a vida prática.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível aprofundar um pouco mais a discussão sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente