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Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 04/05/2016

Status:

Corrigida
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     Ao longo do processo de formação das civilizações, desde as antigas até a atual, sempre houve uma disseminação do conhecimento histórico, tanto de seu povo, como de outros, para que se formasse uma consciência por parte da população e a impedisse de formar pensamentos errôneos sobre alguma coisa. No entanto, isso se torna um problema quando não é bem feito e toma grandes proporções quando compartilhado por muitas pessoas.

     Para Karl Marx, pensamentos e conclusões equivocadas sobre algum tópico, que nos leva a ter preconceitos e falsos entendimentos detêm o nome de ideologia. Seguindo essa linha de pensamento, podemos inferir que ela se faz presente na sociedade atual por conta da falta de discernimento histórico por grande parte da população, haja vista que, os erros cometidos pela sociedade persistem ainda hoje, nos levando a um distanciamento do progresso intelectual e do verdadeiro significado do saber.

     Essa falta de conhecimento histórico ocorre muito por causa das várias más influências exercidas pela mídia, que se preocupa em transmitir uma programação alienadora, com jornais que pouco informam e programas de entretenimento de qualidade cultural pífia, porém que atraem a população. Enquanto os canais menores que passam programas verdadeiramente informativos são dispensados pela sociedade, apresentando baixa audiência, pois não transmitem o que a população “deseja ver”.

     Compreende-se, portanto, que a falta de conhecimento histórico nos leva a uma ideologia alienante sustentada pela mídia, que pensa apenas no lucro e não na disseminação do saber. A fim de atenuar o problema, deve haver a criação de uma democratização da mídia pelo Estado, para que não haja uma concentração nas mãos de poucos, (.) o Governo deve também criar mais canais públicos para que ocorra uma maior propagação de cultura e, com isso, a expansão da consciência histórica.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com bons exemplos sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente