Conhecimento histórico e posicionamento político - Banco de redações


Desinformação histórica: um problema, mil consequências

Enviada em: 03/05/2016

Status:

Corrigida
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Com a crise política no Brasil e o crescimento da polarização se acirrando a cada dia mais, é comum ver algumas pessoas relacionando alguns posicionamentos políticos à falta de conhecimento histórico. Entretanto, essa associação não é passível de comprovação, conhecer ou não a história do país não significa que o indivíduo vai assumir uma postura ética, pois o seu posicionamento é fruto de sua escolha pessoal.

Um caso curioso tomou as notícias dos jornais brasileiros há alguns anos atrás: um professor de história tinha uma suástica desenhada na piscina de sua casa, e em várias situações defendia posicionamentos neonazistas abertamente. Um professor de história não pode ser tomado como ignorante no assunto e mesmo que o fato da morte de milhões de judeus ser seja incontestável, ele resolveu defender o lado do genocídio. Ou seja: conhecimento histórico e uma postura humana não estão sempre ligados.

Outro fator importante, que demonstra que como nem sempre a história e as posturas éticas e sóbrias caminham de mãos dadas, é a historiografia que surgiu com a ditadura militar, que exaltava os militares e chamava o golpe de 1964 de “revolução”. Os historiadores que chamavam por essa alcunha um golpe que suprimiu os direitos democráticos e civis, não eram ignorantes históricos, e sim estavam escrevendo a história de acordo com os seus respectivos pontos de vista.

Portanto, relacionar conhecimento histórico e certas posturas frente à situação política do país é uma atitude generalista, que ignora as opiniões pessoais, e acaba taxando erroneamente de ignorantes aqueles que não assumem uma atitude padrão, assim isso deve ser evitado para manter o pluralismo de opiniões políticas, que é a principal característica de uma democracia.

Comentários do corretor


Atenção à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e critica, explorando o tema por um viés bastante inusitado, porém com boa argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente