Atualidades Vestibular e Enem - Julho de 2024

As Olimpíadas de Paris 2024, ataque a Donald Trump e eleições na Venezuela estão entre os destaques do mês de julho
Por Lucas Afonso

Torre Eiffel e bandeira com logomarca das Olimpíadas de Paris 2024
Paris sedia pela terceira vez os Jogos Olímpicos de Verão. [1]
Crédito da Imagem: Hethers / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem e vestibulares costumam cobrar conteúdos da atualidade em suas questões. Para ajudar os estudantes que se preparam para essas provas, o Brasil Escola publica mensalmente os assuntos que foram destaques nos noticiários. 

Entre as notícias e temas de julho, estão o início da 33ª edição das Olimpíadas em Paris, o ataque a Donald Trump e a desistência de Joe Biden para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, como também as eleições na Venezuela.

Para aprofundar nos assuntos de cada tópico, basta clicar nos hiperlinks que redirecionarão a artigos e vídeos educativos sobre os temas.

Tópicos deste artigo

Brasil

Estudo aponta que Brasil pode ficar inabitável em 50 anos

A Nasa, agência pública espacial dos Estados Unidos, divulgou uma análise indicando que algumas regiões brasileiras podem ficar inabitáveis em 50 anos. Isso, causa do calor extremo provocado pelas mudanças climáticas.

Termômetro público mostra 40ºC
Temperaturas elevadas prejudicam saúde humana. [2]
Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil. 

O cientista Colin Raymond lidera o estudo publicado na revista Science Advances. Pesquisadores afirmam que esses tipos de estudos já são comuns desde 2010, o que acontece é que as previsões indicam que estamos cada vez mais próximos da realidade em que o calor extremo ameaça a vida humana.

As regiões mais afetadas pelo calor extremo, conforme o estudo, são o Paquistão, Oriente Médio e o litoral da América do Norte.

Saiba mais: O que é onda de calor, suas causas e consequências

Crise hídrica no Pantanal

O Pantanal pode enfrentar uma crise hídrica histórica no ano de 2024, aponta estudo encomendado pelo WWF-Brasil e realizado pela empresa especializada ArcPlan. O levantamento desenvolvido apresenta uma alta sensibilidade na medição devido ao sensor do satélite Planet.

O resultado indica que nos primeiros quatro meses do ano, período que deveria ser marcado por inundações, a média observada de área coberta de água foi menor que a seca do ano passado.

Nesse sentido, os autores da pesquisa alertam sobre a seca que ameaça o bioma do Pantanal e afeta diretamente a biodiversidade, seus recursos naturais e as comunidades que vivem na região. 

Teste seus conhecimentos sobre o Pantanal nesta lista de exercícios.

Museu das Amazônias

Em julho foi anunciada a criação do Museu das Amazônias, o que promete ser um dos principais legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em 2025 na cidade de Belém. 

Rio na Amazônia
Comunidade ribeirinha na Amazônia.
Crédito: Shutterstock.

O museu contará com o conhecimento científico e saberes tradicionais das comunidades que vivem na Amazônia. Nesse sentido, o espaço busca fortalecer o movimento de valorização das florestas e suas riquezas, bem como da preservação ambiental. 

Resolva exercícios sobre a Amazônia nesta página.

Alerta para meningite transmitida por caramujo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez um alerta quanto à transmissão de meningite por meio de caramujos após a morte de um paciente da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A meningite é caracterizada pela inflamação das meninges, as membranas responsáveis por revestir o encéfalo e a medula espinhal. 

Aprovação do Novo Ensino Médio

Novas mudanças no ensino médio foram aprovados após votação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei nº 5.230/2023. Entre as principais novidades está a ampliação da carga horária total da chamada Formação Geral Básica (FGB), composta por matérias como português e matemática.

Fique por dentro das principais mudanças nesta matéria. 

Terremoto em São Paulo

Tremores de terra foram registrados no estado de São Paulo nesse mês de julho. Os primeiros foram sentidos nas zonas Oeste e Sul da capital paulista como reflexos do abalo sísmico de 7,3 graus da Escala de Richter no Chile.

No final do mês, foi a vez dos moradores do interior paulista, na cidade Barueri, sentir tremores de terra de baixa magnitude (2,4 graus). 

Veja: O que são e como surgem os terremotos

Álcool no pão

Os resultados de uma análise chamou a atenção dos brasileiros neste mês de julho. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) desenvolveu um estudo que analisou 10 marcas líderes de vendas em pão.

A pesquisa apontou que seis, das dez marcas analisadas, apresentam teor alcoólico alto, ultrapassando o limite indicado para a direção, por exemplo.

Entenda mais sobre o processo químico de fermentação neste artigo

Alerta de Seca severa na Amazônia

A região amazônica brasileira tem sido afetada por chuvas abaixo da média e temperaturas acima da normalidade. O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligado ao Ministério da Defesa, fez um alerta aos órgãos da defesa civil quanto a medidas preventivas e assistência das pessoas atingidas pela seca.

Nesse sentido, especialistas apontam que a Amazônia pode sofrer uma seca severa, semelhante à vivida no ano passado. O Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básica registrou nos últimos 12 meses (até abril desse ano) um déficit de 27% no volume de chuva. Uma das consequências imediatas, conforme pontuam especialistas, é a impossibilidade de navegabilidade nos rios. 

Leia também: As características e a importância da Bacia Amazônica

Cobertura da vacina BCG

No dia 1º de julho é celebrado o Dia da Vacina BCG, responsável por prevenir casos de meningite tuberculosa. No primeiro semestre de 2024, 75,3% das crianças com menos de um ano foram imunizadas com essa vacina. Em todo o ano de 2023, a cobertura vacinal neste público ficou em 79,1%.

Enfermeira aplica vacina BCG em criança
Vacina BCG é aplicada em bebês. [3]
Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jundiaí. 

Saiba mais: O que são e para que servem as vacinas

Assassinatos de indígenas

Relatório intitulado Violência Contra os Povos Indígenas, elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), aponta que ao menos 208 indígenas foram assassinados no Brasil ao longo de 2023. Esse é o segundo pior ano desde 2014 e apresentou aumento de 15,5% em comparação a 2022.

Entenda sobre a origem e o cenário atual dos povos indígenas aqui

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mundo

Olimpíadas de Paris 2024

As Olimpíadas de Paris 2024 começaram oficialmente no dia 26 de julho, após uma cerimônia de abertura inédita para os jogos olímpicos. O evento aconteceu pela primeira vez fora de um estádio, sendo realizado no Rio Sena e em suas margens.

Rio Sena e Torre Eiffel
Rio Sena foi palco da abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, em Paris. [4]
Crédito: frantic00 / Shutterstock.

O tradicional desfile das delegações de atletas aconteceu em mais de 80 embarcações ao longo de seis quilômetros do Rio Sena. A abertura contou com performances artísticas e musicais de artistas franceses e internacionais, tais como a cantora Lady Gaga e Céline Dion. 

Nesta edição dos jogos, participam mais de 10,5 mil atletas de mais de 200 países. As competições tiveram início dois dias antes da abertura oficial, na quarta-feira (24), dia que estreou o futebol masculino e o rugby.

O Brasil conquistou até 30 de julho um total de quatro medalhas olímpicas. O destaque foi para a medalha inédita da equipe feminina da ginástica artística na prova por equipes. O time foi composto por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira.

Veja também: Curiosidades sobre as Olimpíadas

Ataque a Trump

Em comício realizado na cidade de Butler, na Pensilvânia, o ex-presidente Donald Trump levou um tiro na orelha. O autor do ataque, de 20 anos, foi morto, mais uma pessoa foi morta e outras duas ficaram gravemente feridas.

De acordo com informações do Serviço Secreto, o atirador foi morto pelo próprio pessoal do serviço. Especialistas acreditam que o ataque afeta os rumos da campanha eleitoral pelo cargo de presidente nos Estados Unidos. As eleições acontecerão em novembro de 2024. 

Entenda como funcionam as eleições presidenciais dos Estados Unidos nesta matéria.

Eleições na Venezuela

As eleições da Venezuela, realizadas no último domingo de julho (28), tomam novos desdobramentos a cada dia. Conforme o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o atual presidente Nicolás Maduro foi reeleito após 80% dos votos apurados. Segundo o CNE, ele contou com 51,2% dos votos (5.150.092).

Entretanto, esse resultado intensifica a condução de poder na Venezuela, que recebe constantes críticas quanto aos seus processos democráticos. Com Maduro, o chavismo continua no poder, herança de Hugo Cháves desde 1999. Lembrando que Nicolás está no cargo de presidente desde 2013. Nesse pleito, o mandado começará em janeiro de 2025 e seguirá até 2031.

Nicolás Maduro
Nicolás Maduro. [5]
Crédito: Kremlin.ru / Wikimedia Commons.

O CNE ainda não publicou os resultados em detalhes por colégio eleitoral e mesa de votação, a respeito das votações do domingo (28). A líder da oposição, María Corina Machado, divulgou na segunda-feira (29) a criação de um site que mostra o resultado das atas.

Uma série de manifestações toma conta das ruas venezuelanas desde a vitória anunciada de Nicolás Maduro. 

Vitória da esquerda na França

Na primeira semana de julho, a coalização de esquerda da França formada pela Nova Frente Popular saiu vitoriosa nas eleições legislativas do país. Foram conquistados 182 assentos no parlamento, contra 168 da aliança de centro de Emmanuel Macron (Ensemble) e 143 do Reunião Nacional, formado pela ultra direita.

Foi registrado um alto índice de participação dos eleitores franceses no segundo turno dessas eleições. 

Entenda a origem dos termos direita e esquerda neste artigo

Apagão cibernético

Um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike provocou em 19 de julho um apagão cibernético global. Diversos impactos em empresas e serviços de vários países afetaram milhões de pessoas. Entre eles estão os atrasos em voos. 

Leia também: O que é e como funciona a Inteligência Artificial (IA)

Desistência de Biden

No domingo, 21 de julho, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou a desistência de sua candidatura à reeleição do país. Biden afirmou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris para a indicação do Partido Democrata.

Kamala é a única candidata do partido qualificada para a disputa presencial. A votação virtual do partido Democrata será realizada entre os dias 1º e 5 de agosto. O Comitê Nacional Democrata (CND) disse que anunciará, de maneira oficial, a/o candidato à presidência até 7 de agosto, antes da convenção do partido que será realizada em Chicago, entre os dias 19 e 22 de agosto. 

Diretrizes da OMS para tabagismo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou no início deste mês uma série de diretrizes inéditas para o tratamento contra o tabagismo.

O objetivo da iniciativa é contribuir com mais de 750 milhões de usuários que querem abandonar o consumo de derivados do tabaco, incluindo produtos como os cigarros, narguilés e charutos.

Entre as ações propostas está a utilização da vareniclina para reduzir o desejo de fumar, para além de apaziguar os sintomais mentais e físicos decorrentes da interrupção ou diminuição do consumo da nicotina. 

Nesse sentido, as novas diretrizes incluem tratamento com medicações, apoio comportamental de profissionais da saúde e intervenções digitais. 

Veja: Quais são as 10 causas de morte no mundo?

Furacão Beryl 

O Furacão Beryl foi o primeiro de categoria 4 a passar pelo sudeste do Caribe em um mês de junho, de acordo com o Centro Nacional de Furações dos Estados Unidos. No início de julho, o Beryl deixou chegou a Jamaica e em forma de tempestade deixou milhões de estadunidenses sem energia elétrica no estado do Texas. Esse furacão chegou a atingir Venezuela, Jamaica, México e Estados Unidos. 

Saiba a diferença entre furacão, ciclone e tufão nesta videoaula

2024 pode ser o ano mais quente no mundo

Cientistas alertam que 2024 pode se tornar o ano mais quente da história no mundo. Serviços de monitoramento tem registrado nos últimos meses, os meses mais quentes. As mudanças climáticas e o fenômeno do El Niño estão entre os fatores que impulsionam essa realidade. 

Confira: O que é e como ocorre o El Niño

Exoplaneta gelado

Novas informações sobre o exoplaneta LHS 1140 b, descoberto em 2017, foram divulgadas recentemente. Dados do Telescópio Espacial James Webb, coletados em dezembro de 2023, mostram a possibilidade desse exoplaneta ser completamente coberto por gelo e conter um oceano líquido sob uma atmosfera nublada.

O estudo, liderado por cientistas da Universidade de Montreal, foi aprovado para publicação na The Astrophysical Journal Letters.

Saiba mais: O que é, o que estuda e os ramos da Astronomia 

Vírus Nipah

A morte de um adolescente de 14 anos pelo vírus Nipah na Índia, deixou autoridades do estado de Kerala, no sul do país, em alerta. Conforme informações do ministro da saúde do estado, 60 pessoas foram identificadas como pacientes de alto risco. 

O vírus Nipah é um tipo de vírus zoonótico e foi identificado pela primeira vez em 1999 na Malásia. Segundo a professora Nicole Sozza, ele é transmitido entre animais não humanos e humanos. Os morcegos podem transmitir para porcos e seres humanos. Entenda mais sobre como surgiu o vírus, os sintomas e tratamento neste artigo

Fique por dentro das diferenças entre vírus, fungos e bactérias na videoaula a seguir:

Confira também: Tudo sobre a doença Ebola 

Estudo sobre fungos 

Estudo publicado na revista Nature Microbioogy mostra que os fungos tem evoluído a ponto de adaptar ao calor do corpo humano e conseguir infectá-lo. Atuamente, apenas cerca de 20 espécies de fungos são capazes de causa infecções em seres humanos. Essas alterações estão relacionadas às mudanças climáticas que tem elevado as temperaturas pelo mundo, aponta a pesquisa. 

Leia: Reino Fungi - Características, principais grupos e sua importância

Erupção do Vulcão Etna

No início de julho, a erupção do Vulcão Etna, com 3,3 mil metros de altura, deixou o sul da Itália em alerta máximo. Além desse vulcão, outro de nome Stromboli também entrou em atividade. 

Deslizamento na Índia

No penúltimo dia do mês, chuvas torrenciais provocaram vários deslizamentos de terra na região de Wayanad, no estado de Kerala, localizado no sul da Índia. Mais de 150 pessoas morreram com a tragédia.

Entenda as causas e consequências dos deslizamentos de terra neste artigo. 

 

Com informações de Agência Brasil.

 

Créditos das imagens:

[1] Hethers | Shutterstock

[2] Tânia Rêgo | Agência Brasil

[3] Divulgação / Prefeitura de Jundiaí

[4] frantic00 / Shutterstock

[5] Kremlin.ru / Wikimedia Commons