Atualidades Vestibular e Enem - abril de 2024

Mais de 4 milhões de casos de dengue no Brasil, novo buraco negro e Tsunami na Indonésia são alguns destaques
Por Silvia Tancredi

Paciente com dengue sendo tratada por enfermeiras
Casos de dengue vêm aumentando a cada dia em todo o país [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de abril de 2024.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as nossas reportagens e artigos e matérias dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.

Tópicos deste artigo

Brasil                               

Mais de 4 milhões de casos de dengue

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, no dia 29 de abril, que o Brasil conta com mais de 4 milhões de casos de dengue somente nos quatro primeiros meses deste ano.

Em relação às mortes, o Ministério afirmou que 1.937 foram confirmadas e 2.345 estão sob investigação. Dados divulgados pelo MS mostram que, no momento, são 2.032,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

O Ministério da Saúde informou, ainda, que o número de mortes entre mulheres é maior do que homens. Ao todo, 55% de mulheres contraíram a doença.

Outro dado é que a faixa etária que mais pegou dengue encontra-se entre 20 e 29 anos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

Os estados onde se concentram as maiores quantidades de casos de dengue são: Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina. O Distrito Federal (DF) também se encontra nesse universo. 

Até o momento, conforme afirma o Ministério, o número de mortes por dengue é 35% maior do que todo o ano passado. Em 2023, 1.179 brasileiros morreram em decorrência da dengue.

Leia também:

Dengue: infectologistas explicam o aumento de casos e como funciona a vacina

Dengue nas escolas: como está sendo o combate?

Casos de dengue em alta: professores explicam o que estudar sobre doença

Vacina contra a dengue

A campanha de vacinação contra a dengue segue no Brasil. Neste momento, estão sendo vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, como algumas doses do imunizante não foram usadas, estão sendo feitas redistribuições em outras cidades.

O MS informou ainda que, com o intuito de evitar o desperdício dos imunizantes, o público-alvo pode ser ampliado. Nesse caso, seriam atendidas pessoas de 6 a 16 anos. A vacinação contra a dengue pode ser ampliada ainda mais para idades entre 4 a 59 anos, conforme decisão dos prefeitos. 

Saiba mais sobre a vacina contra a dengue

Aumento do PIB

Pesquisa divulgada pelo Banco Central no dia 2 de abril apontou expectativa de crescimento de 1,89% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Conforme este artigo, o PIB corresponde à soma de tudo o que foi produzido e envolve a produção de mercadorias e a prestação de serviços remunerados.

O PIB é considerado como o principal indicador do nível de desenvolvimento econômico, pois o seu crescimento significa que as empresas e as pessoas estão produzindo mais e, consequentemente, gerando mais renda.

Confira mais detalhes sobre o PIB do Brasil

Sobre a inflação, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) não apresentou mudanças com relação ao último boletim, e deve encerrar 2024 com alta de 3,75%. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

20 anos de acampamento indígena

No dia 23 de abril,  a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, realizou um discurso na Câmara dos Deputados, em Brasília, para lembrar os 20 anos de existência do Acampamento Indígena Terra Livre. Segundo esta reportagem do Senado, este Acampamento é a maior mobilização de povos originários do mundo.

O termo povos originários é usado para definir os primeiros habitantes de determinada região. No caso do Brasil, os indígenas são os povos originários.

Entre a semana de 23 a 26 de abril, milhares de indígenas de todas as regiões do Brasil, representando cerca de 180 povos, estiveram em Brasília para marcar os 20 anos do Acampamento.

Neste ano, o lema dos povos foi "Nosso marco é ancestral - sempre estivemos aqui". O assunto visa contestar o marco temporal indígena, que se tornou lei em 2023.

Yanomamis contaminados por mercúrio

Yanomami são um povo indígena que habita a Floresta Amazônica na fronteira entre o Brasil e a Venezuela [2]

Pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no dia 3 de abril apresentou que indígenas do povo Yanomami, do subgrupo Ninam, de nove aldeias localizadas em Roraima, estão contaminados por mercúrio. Conforme a Fiocruz, os pesquisadores identificaram a presença do metal pesado em amostras de cabelo de cerca de 300 pessoas.

O estudou mostrou que os maiores níveis de exposição foram detectados em indígenas que vivem nas aldeias localizadas mais próximas aos garimpos ilegais de ouro.

O levantamento foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que contou com o apoio do Instituto Socioambiental (ISA).

Os Yanomami são um povo indígena que habita a Floresta Amazônica na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Formam a maior Terra Indígena brasileira, com mais de 96 mil km².

Saiba mais sobre o povo Yanomami

Vacina HPV

O Ministério da Saúde informou, no dia 29 de abril, que pacientes com papilomatose respiratória também deverão ser vacinados contra o papilomavírus humano (HPV). O vírus de DNA responsável por infectar pele e mucosas, podendo desencadear verrugas e até câncer.

Conforme esta reportagem, a papilomatose respiratória caracteriza-se pela formação de verrugas, geralmente na laringe, mas que podem se estender para outras partes do sistema respiratório.

Entenda como é a vacina contra o HPV

Desmatamento do Amazonas

No dia 30 de abril, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em parceria com o Banco Mundial, lançou uma plataforma que realiza previsões mostrando o risco de desmatamento da Amazônia Legal. Um dos objetivos da ferramenta é fornecer dados para que sejam elaboradas políticas de proteção às florestas.

Acesse a plataforma sobre desmatamento da Amazônia

Mundo   

Maior terremoto em 25 anos em Taiwan

Taiwan localiza-se ao leste da China, na Ásia [3]

Um terremoto atingiu Taiwan no dia 3 de abril. O epicentro foi na cidade de Hualien. Considerado o maior terremoto em 25 anos, fenômeno matou nove pessoas, deixou mais de 900 feridos e, ainda, vários desaparecidos.

Conforme autoridades de Taiwan, o terremoto é considerado como “Upper 6”, ou o segundo nível mais alto de intensidade em uma escala que varia de 1 a 7.

O terreomoto em Hualien teve magnitude 7,2 na escola Richter e profundidade de 15,5 km (9,6 milhas). O resultado, além das vítimas, foram prédios desabados e inclinados, deslizamentos de terra e fortes tremores que ocasionaram o fechamento do metrô.

Leia mais:

Maior terremoto em Taiwan em 25 anos: entenda o que é fenômeno, causas e consequências

Tsunami na Indonésia

No dia 17 de abril, autoridades da Indonésia solicitaram que centenas de moradores saíssem de suas casas por causa de múltiplas erupções do vulcão Monte Ruang localizado na Ilha Ruang, em Sulawesi do Norte. As autoridades da Indonésia estavam prevendo que um tsunami pudesse ser desencadeado no local. 

O vulcão Monte Ruang, na Indonésia, que conta com 725 metros de altitude,  entrou em erupção pelo menos cinco vezes. A informação é da agência de vulcanologia do país, que afirmou que o vulcão expeliu lava e nuvens de cinzas.

Entenda o que é um vulcão

Faça exercícios sobre vulcanismo

Legalização de maconha na Alemanha

A partir do dia 1º de abril, a Alemanha legalizou o consumo recreativo de maconha. O governo alemão avisou que fará uma campanha alertando os riscos do consumo e enfatizou que o uso segue proibido para menores de 18 anos e que o consumo é proibido a menos de 100 metros de escolas, creches e parques infantis.

Segundo esta matéria, conservadores alemães são contra a legalização do uso da maconha e associações médicas têm receio do uso negativo por jovens.

A Alemanha é o terceiro país da Europa a permitir o uso da maconha, ficando atrás de Malta e Luxemburgo. No resto do mundo, Canadá e Uruguai já legalizaram o uso.

Ataques entre Israel e Síria

No dia 1º de abril, Israel atacou o consultado do Irã na Síria por meio de aviões militares. Bombardeio matou comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã. Em seguida, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que o ataque de Israel não ficaria sem resposta.

Depois, no dia 13 de abril Irã realizou um ataque aéreo a Israel. Esta reportagem aponta que, pela primeira vez, o Irã realizou ataques diretos contra o território de Israel.

Por fim, no dia 19 deste mês autoridades dos Estados Unidos avisaram que Israel atingiu o Irã com um míssil. 

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota em que diz acompanhar o conflito "com grave preocupação".

Novo buraco negro

Buraco negro [4]

Astrônomos da Agência Especial europeia detectaram um novo buraco negro estelar de massa 33 vezes maior do que o Sol. A descoberta foi divulgada no dia 16 de abril neste periódico.

Território da Guiana à Venezuela

No dia 3 de abril, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou uma lei que anexa Essequibo, que é um território da Guiana, ao país. A lei, chamada Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo, foi assinada após assembleia realizada no fim de 2023.

A Guiana respondeu que não permitirá que Essequibo seja anexada à Venezuela.

Reparação de Portugal 

Governo de Portugal divulgou em abril que nega ter uma plano de reparação por escravidão a ex-colônias. 

Vários países europeus têm adotado medidas visando a reparação histórica a negros, tidos como escravos. 

Crime no Iraque

No dia 27 de abril, o Parlamento do Iraque resolveu criminalizar relações entre pessoas do mesmo sexo, seguindo medida tida como defensora de valores religiosos. Conforme o país, a pena poderia chegar a 15 anos.

A ação foi condenada por defensores dos direitos humanos. 

Créditos das imagens:

[1] Salty View/Shutterstock

[2] Wikimedia Commons

[3] Yorkfoto de Getty Images Signature/Canva