Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
Criada em 2013 a instituição oferece 25 cursos de graduação, além de especializações.
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) foi criada pela Lei 12.825 de 5 de junho de 2013 e instalada oficialmente em 1 de julho de 2013. Resultado do desmembramento do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a instituição possui campi também nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães.
Com sede na cidade de Barreiras, a UFOB oferece 25 cursos de graduação entre Licenciaturas, Bacharelados e Bacharelados Interdisciplinar. Além de especializações e mestrados.
Todos os campi da instituição funcionam hoje de maneira provisória em prédios doados ou emprestados pelas prefeituras das cidades onde estão instalados, no entanto já estão em fase implantação a sede definitiva em áreas de propriedade da universidade. Na sede da instituição hoje estão disponíveis 32 laboratórios e um auditório para 100 pessoas.
Campi
Campus Barreiras: Rua Professor José Seabra, 316 – Recanto dos Pássaros. Barreiras – BA.
Campus Barra: Av. 23 de Agosto, S/Nº – Bairro Assunção. Barra – BA.
Campus Bom Jesus da Lapa: Av. Dr. Manoel Novaes – Centro. Bom Jesus da Lapa – BA.
Campus Luís Eduardo Magalhães: Av. Barreiras, 825 – Centro. Luís Eduardo Magalhães – BA.
Campus Santa Maria da Vitória: Praça Argemiro Filardi – Bairro Sambaíba. Santa Maria da Vitória – BA.
Cursos
Barra: Agronomia e Medicina Veterinária.
Barreiras: Administração, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, Física, Geografia, Geologia, História, Matemática, Química, Direito, Farmácia, História, Medicina e Nutrição.
Bom Jesus da Lapa: Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
Luís Eduardo Magalhães: Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Produção.
Santa Maria da Vitória: Artes Visuais e Publicidade e Propaganda.
Ingresso
Desde seu primeiro processo seletivo, a única de forma de ingresso na UFOB é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Portanto, para se inscrever é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Cotas
Criada após a sanção de Lei de Cotas (12.711/2012), a universidade cumpre as determinações do texto, destinando metade de suas vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em instituições públicas de ensino. Dentro o percentual reservado há uma quantidade de vagas que devem ser ocupadas por candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Site: