Unicamp recebe inscrições do Vestibular 2016 com 3.320 vagas
Prazo segue até 3 de setembro. As oportunidades são para 70 cursos da instituição.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 3 de agosto, as inscrições do Vestibular 2016. O prazo segue até 3 de setembro, mediante taxa de R$ 150, que deve ser paga até o dia seguinte. A seleção preencherá 3.320 vagas em 70 cursos.
Inscreva-se no Vestibular da Unicamp
A Unicamp recebeu os pedidos de isenção entre os dias 22 de abril e 22 de maio. O resultado foi publicado na última sexta-feira, 31 de julho. Foram oferecidas 6.640 isenções para a Modalidade 1, 100 para a categoria 2 e para os candidatos aos cursos de Licenciatura do período noturno não houve limitação da concessão do benefício.
Vestibular
O Vestibular é dividido em duas fases. A primeira será realizada em 22 de novembro e constituída por 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. Já a segunda etapa acontece entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2016 com provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, no primeiro dia; História, Matemática e Geografia, no segundo; e Química, Física e Biologia, no último.
A nota obtida nas provas de Conhecimentos Gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ou 2015 pode ser utilizada para compor a nota final da 1ª fase. Para isso, os interessados deverão indicar a opção no ato da inscrição. Para fins de classificação para a 2ª fase, o resultado só será aproveitado se o Ministério da Educação disponibilizar o cadastro e as notas relativas ao Enem 2015 até 27 de novembro.
O curso de Licenciatura em Música conta, também, com a prova de habilidades específicas. Esta etapa será realizada de 24 a 28 de setembro. Para Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança esta fase será aplicada de 25 a 28 de janeiro.
Mudanças
O Vestibular deste ano conta com mudanças. Uma delas é que a pontuação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) passará a valer já na primeira fase. Para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, a adição é de 60 pontos. Já para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas oriundos da rede pública, são mais 20 pontos.
Na segunda etapa, os candidatos de escolas públicas terão direito a mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Para os demais, são 30 e 90, respectivamente. A primeira chamada será divulgada em 12 de fevereiro. As matrículas não-presenciais serão feitas nos dias 13 e 14 seguintes. A segunda chamada será liberada em 16 do mesmo mês, cujo registro acadêmico será em 18 próximo.
Mais informações no site da Comvest, no Manual do Candidato ou na Revista do Vestibulando.
Por Lorraine Vilela