Resultado do VestUfes 2013 foi antecipado; confira os aprovados
Candidatos não classificados poderão se inscrever no remanejamento até 17 de março.
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) já divulgou o resultado do Vestibular 2013, que estava previsto para a próxima sexta-feira, 15 de março. Foram aprovados 3.608 candidatos, sendo 874 pelo sistema de cotas com renda familiar bruta até 1,5 salário-mínimo por pessoa e 958 pelo sistema de cotas raciais (se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas).
Classificados no VestUfes 2013
Pontuação máxima e mínima por curso
O processo seletivo foi constituído por duas etapas. A primeira foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, nos dias 03 e 04 de novembro, e a segunda foi constituída por provas discursivas de redação e de disciplinas específicas ao curso escolhido, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Alegre e São Mateus.
Entre os 18.646 candidatos inscritos no VestUfes 2013, aproximadamente 10 mil foram classificados para a segunda fase. Os cursos mais concorridos foram Medicina, com 55,73 inscritos por vaga no sistema universal, Direito (14,32) e Arquitetura e Urbanismo (12,63).
As datas, horários e locais para a matrícula dos calouros serão informados na sexta-feira, dia 15, no Edital de Cadastramento. Por enquanto, os aprovados podem consultar no Manual do Candidato os documentos exigidos para o registro acadêmico.
Remanejamento
Como o vestibular ofereceu 4.274 vagas, as 666 que sobraram serão disponibilizadas por meio do remanejamento. Os candidatos que não conseguiram aprovação para o curso desejado poderão solicitar vaga em outro curso até o dia 17 de março, no site da CCV (Comissão Coordenadora do Vestibular).
No remanejamento, o candidato deverá optar por um curso que tenha as mesmas provas discursivas que ele realizou na 2ª etapa do VestUfes. A solicitação de remanejamento não elimina o candidato da lista de suplentes do curso que concorreu no vestibular. O resultado será divulgado no dia 20 de março. Mais informações no Edital de Remanejamento.
Por Adriano Lesme