IME encerra pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2025
Pedidos devem ser feitos pessoalmente ou enviados pelos Correios. Instituto localiza-se na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.
O Instituto Militar de Engenharia recebe somente até hoje, 7 de junho, solicitações de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2025. O processo deve ser realizado pelos correios ou entregue pessoalmente.
Podem se inscrever no Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação do IME os brasileiros natos que terminaram o ensino médio ou que irão conclui-lo em 2024.
Os pedidos devem ser feitos na Subdivisão de Concursos – SD/3, situada na Praça General Tibúrcio, 80 – Praia Vermelha, Rio de Janeiro (RJ). O CEP é: 22290-270.
Quem pode pedir isenção no Vestibular do IME?
Para ter direito de isenção no Vestibular 2025 do Instituto Militar de Engenharia (IME) é necessário atender a pelo menos um destes critérios:
- Ser dependente de combatente morto ou ferido em decorrência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou de operações de guerra da Marinha Mercante.
- Estar inscrito no Cadastro Único e ser membro de família baixa renda (renda mensal per capita de até meio salario mínimo).
- Ser doador de médula óssea
Para os candidatos sem direito de isenção, a taxa deve ser paga até o dia 11 de julho. A relação dos pedidos de isenção será divulgada no dia 21 de junho.
Vestibular do IME 2025
Conforme o instituto, o prazo de inscrições segue aberto até o dia 10 de julho. Mas, pedidos de isenção de taxa poderão ser feitos antes por ex-combatentes das Forças Armadas, doadores de medula óssea e inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) membros de família de baixa renda.
O Concurso de Admissão será dividido da seguinte forma:
I - Exame Intelectual (EI);
II - Inspeção de Saúde (IS);
III - Exame de Aptidão Física (EAF);
IV - Avaliação Psicológica (Avl Psc); e
V - Procedimento de Heteroidentificação (PH)
O Exame Intelectual do Vestibular 2025 do IME contará com duas etapas, sendo a primeira no dia 29 de setembro e a segunda entre os dias 28 e 31 de outubro.
Provas do IME 2025
O Exame Intelectual (EI) do IME é composto por duas fases. As provas serão aplicadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.
Na primeira fase, os candidatos passam por prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química. Na segunda etapa, os inscritos farão cinco provas, com questões objetivas e discursivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
Veja também:
Estude as provas dos vestibulares anteriores do IME
Leia dicas de aprovação para o vestibular do IME
Vagas do IME 2025
O Vestibular 2025 do IME ofertará 60 vagas para a ativa, sendo 48 para ampla concorrência e 12 para negros. Já para a reserva são 38 vagas, sendo 30 para a ampla e oito para negros.
O IME oferece as seguintes opções de cursos de engenharias:
-
Engenharia Eletrônica;
-
Engenharia de Comunicações;
-
Engenharia Mecânica;
-
Engenharia Química;
-
Engenharia Cartográfica;
-
Engenharia de Computação;
-
Engenharia de Fortificação e Construção
-
Engenharia de Materiais.
No IME, a escolha da especialidade de Engenharia é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Datas do IME 2025
Confira abaixo as principais datas do Vestibular 2025 do IME:
-
Inscrições: 29 de maio a 10 de julho
-
Provas da 1ª fase: 29 de setembro
-
Provas da 2ª fase: 28 a 31 de outubro
Para mais detalhes, acesse o Edital.
Como é a carreira militar?
A carreira militar oferece duas grandes vantagens: a estabilidade e os bons salários. Outra peculiaridade do serviço nas Forças Armadas é a formação. O militarismo disponibiliza uma variedade de cursos, inclusive de graduação. Há, ainda, a possibilidade de ascensão profissional.
Normalmente o ingresso no serviço militar se dá através dos colégios e academias que formam oficiais. Pode se candidatar à formação nessas instituições qualquer cidadão brasileiro que preencha os requisitos estabelecidos em lei e nos regulamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Ao ingressar na academia, em geral os alunos recebem uma ajuda de custo e, dependendo do caso, estudam em regime de internato, ou seja, têm direito à moradia. Conforme o profissional ascende na carreira os salários vão aumentando e, ao se aposentar (ir para a reserva), os rendimentos são pagos integralmente.
Saiba mais sobre a carreira militar
Créditos das imagens:
[1] e [2] Divulgação IME