IFSuldeMinas recebe inscrições para o processo seletivo 2022/2
Instituição oferece 72 vagas para cursos de ensino superior e 580 vagas para cursos técnicos subsequentes
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) está com o prazo aberto para as inscrições do processo seletivo 2022/2. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet até 16 de maio.
O vestibular conta a oferta de 32 vagas para o curso de Agronomia, no campus Machado, e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Cafeicultura, no campus Muzambinho.
Seleção
A seleção dos candidatos se dará tanto pelo uso da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, quanto pela prova regular. Aos candidatos que optarem por ingressarem com a nota do Enem, é necessário informar ao se inscrever o número de inscrição da edição do exame escolhida para concorrer.
O vestibular será aplicado no dia 5 de junho a partir das 8h. Serão 40 questões objetivas e uma redação. Entre as disciplinas da prova, estão: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.
Cronograma
Veja abaixo as principais datas do processo:
- 04/04 a 16/05: Inscrições
- 05/06: Provas
- 13/06: Gabarito final
- 27/06: Resultado
- 28/06 a 03/07: Matrículas da 1ª chamada
- 28/06 a 05/07: Realização das entrevistas das bancas de heteroidentificação
Cotas
O processo seletivo conta com reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- 50%: Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessas vagas, há reserva específica para os seguintes grupos: candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
- 45%: Ampla concorrência.
- 5%: Pessoas com deficiência (PcD).
Cursos técnicos
O IFSuldeMinas também está com 580 vagas disponíveis para cursos técnicos subsequentes em nos campi Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e no Campus Avançado Carmo de Minas.
A seleção se dará pelo somatório das notas do histórico escolar do ensino fundamental. Há reserva de vagas conforme a distribuição do ensino superior. Os prazos são os mesmos do processo seletivo para os cursos de graduação da instituição.
Saiba mais informações pelos documentos: edital do ensino superior e edital dos cursos técnicos.