Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ será no domingo (1º)
Provas específicas discursivas e redação comum para todos os cursos serão das 9h às 14h.
O Exame Discursivo (ED) do Vestibular Estadual 2020 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será realizado no próximo domingo, 1º de dezembro, das 9h às 14h. Ao todo, 41.368 candidatos são esperados para as provas.
O acesso ao cartão com os locais de prova só poderá ser feito até este sábado, 30 de novembro. É necessário levar o cartão impresso, documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).
Esta etapa do Vestibular é exclusiva para os candidatos que tiveram aproveitamento mínimo de 40% em um dos Exames de Qualificação (EQ) 2020. A quantidade de acertos nos EQs corresponde aos bônus na pontuação para o ED, confira:
A - (maior que 70%): 20 pontos
B - (maior que 60% e igual a ou menor que 70%): 15 pontos
C - (maior que 50% e igual a ou menor que 60%): 10 pontos
D - (maior que 40% e igual a ou menor que 50%): 5 pontos
E - (igual a ou menor que 40%): reprovado para o exame discursivo
Provas
O Exame Discursivo será constituído de uma redação comum a todos os cursos e outras duas provas específicas. A UERJ exige a leitura das seguintes obras literárias:
- Antes de Nascer o Mundo, de Mia Couto: Língua Portuguesa e Literaturas (específicas)
- Vidas Secas, Graciliano Ramos: Redação
Resultado
O resultado final do Vestibular 2020 será publicado em 23 de janeiro de 2020, enquanto uma segunda chamada é esperada para 8 de fevereiro.
O Exame Discursivo tem valor de 80 pontos e o candidato que zerar qualquer prova do ED será eliminado do Vestibular da UERJ.
Vagas
O Vestibular Estadual 2020 tem oferta de 5.731 vagas da UERJ e 50 oportunidades para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II (CBMERJ).
A UERJ reserva 45% das vagas para as cotas:
- 20% para negros, quilombolas e indígenas;
- 20% para quem estudou todo o ensino médio em escola pública;
- 5% para pessoas com deficiência e para filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados pelo serviço.
Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da UERJ.