Dia do Publicitário: conheça curso de Publicidade e Propaganda e mercado de trabalho

Profissionais que trabalham na área também relatam os desafios da profissão de publicitário

Em 01/02/2024 00h10 , atualizado em 01/02/2024 13h52
Por Silvia Tancredi
Na Publicidade, trabalha-se em equipe [1]

Hoje, 1º de fevereiro, é o Dia do Publicitário. A data homenageia e valoriza os profissionais formados no curso de Publicidade e Propaganda.

A origem do Dia do Publicitário está ligada ao Decreto de Lei nº 57.690, que, no ano de 1966, regulamentou a profissão no Brasil. Esse decreto determinou a execução da Lei 4.680, de 18 de junho de 1965, que estabeleceu a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda.

O que faz um publicitário?

Os publicitários trabalham diretamente com o planejamento, organização e desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias em diferentes mídias. 

Além de traçar o perfil do público-alvo para definir a melhor abordagem e os meios de comunicação mais adequados, o publicitário cria textos e imagens, define o design gráfico, acompanha a produção e, ainda, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor, após sua veiculação.

O graduado em Publicidade e Propaganda exerce a sua profissão, na maior parte das vezes, em um ambiente dinâmico, onde a liberdade de ideias e o trabalho em equipe prevalecem. Por exemplo, em uma agência de propaganda, os profissionais encaixam-se em áreas diferentes, como criação, atendimento, mídia, planejamento, entre outras, mas todos acabam trabalhando juntos.

Espera-se que o estudante que quer estudar o curso de Publicidade e Propaganda seja criativo, curioso e ousado. Também são desejadas características como proatividade, rapidez, dinamicidade e estar ligado em tudo o que acontece ao seu redor.

Publicitárias na prática

Camila Thomaz graduou-se no curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo. "Escolhi estudar essa carreira porque, na época, fiz o colegial técnico de Publicidade e já me identificava com as áreas de comunicação", conta.

Para os estudantes que querem prestar vestibular para Publicidade, a profissional recomenda que colham o máximo de informações antes de fazer o processo seletivo, para entender quais são as áreas de atuação da carreira pelas quais mais se interessam.

A publicitária iniciou a sua carreira ainda no segundo ano de faculdade em um departamento de marketing de uma empresa atuando especificamente na área de eventos. Hoje, a profissional conta com mais de 15 anos de carreira.

Camila acredita que o principal desafio da área de Publicidade é conseguir entrar no mercado de trabalho na área específica que o profisional quer atuar, uma vez que o mercado já se encontra saturado.

"A maioria dos publicitários com os quais tenho contato acabaram escolhendo as áreas de atendimento e de criação, que são, justamente, as áreas mais saturadas. Mas, o mercado de trabalho é muito amplo, então dá para fazer carreira em vários outros segmentos da Publicidade e Propaganda"

Camila Thomaz

Camila Thomaz formou-se em Publicidade no Centro Belas Artes [2]

Isabella Colombini estudou o curso de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Segundo a jovem, para escolher a carreira, pesquisou e entendeu como funcionava a área de comunicação. Vale lembrar que essa área conta com outros cursos além da Publicidade, entre os quais, destacam-se Jornalismo e Relações Públicas.

"Comunicação sempre foi o meu forte! Criatividade, ousadia, sair um pouco da rotina. Aí me descobri na Publicidade (com ajuda da minha mãe). Mas, é bom lembrar: Publicidade não é só para quem fala muito. Tem espaço para os tímidos criativos também!", avisa.

A publicitária trabalha na área há oito anos. Na opinião dela, o mercado de trabalho para os graduados em Publicidade e Propaganda é cheio de altos e baixos. "Ao mesmo tempo que é empolgante, libertador, ele é um pouco engessado e masculino. Mas você conhece muita gente legal, que, no fim, faz seu dia valer a pena", analisa.

Isabella comenta que o principal desafio na área de Publicidade é o tempo, uma vez que tudo é para ontem.

"Na Publicidade e Propagada, você sempre vai ter demandas urgentes. Por isso, o tempo é sempre o seu pior inimigo! Tem também a evolução do mercado digital. Acompanhar o que está rolando, se atualizar constantemente"

Isabella Colombini

Isabella Colombini é publicitária [3]

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Na maioria das universidades, o bacharelado em Publicidade e Propaganda é ministrado em 8 semestres. Normalmente, o curso começa com disciplinas gerais e introdutórias à área de conhecimento, como língua portuguesa, sociologia, filosofia, introdução à publicidade e propaganda e teoria da comunicação. 

No decorrer do curso, os estudantes se deparam com matérias básicas e técnicas que vão desde tecnologias de comunicação, criatividade, marketing, ciências políticas e econômica, ética e psicologia até mídia, fotografia, redação publicitária, direção de arte, atendimento, pesquisa, planejamento e produção sonora e televisiva. 

A legislação publicitária e o direito do consumidor também têm espaço garantido na grade curricular de muitos cursos, bem como disciplinas optativas e atividades complementares. Apesar de o estágio não ser obrigatório, algumas universidades contam com laboratório em Publicidade e Propaganda no 5º ou 6º período para estimular a prática.

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Crédito da imagem: 

[1] Shutterstock

[2] e [3] Arquivo pessoal