2ª fase Unicamp 2023: confira comentários das provas

A abstenção foi de 8,5% na segunda fase do Vestibular

Em 13/12/2022 10h29 , atualizado em 13/12/2022 10h31
Por Miguel Souza
Provas da 2ª fase foram realizadas nos dias 11 e 12 de novembro.
Crédito da Imagem: Antoninho Perri / SEC Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou ontem, 12 de dezembro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2023. Na segunda-feira os candidatos responderam questões discursivas de Matemática, Ciências Humanas e Conhecimentos Específicos. 

A segunda fase do vestibular teve abstenção de 8,5%, a mais baixa desde o vestibular 2009. A Oficina do Estudante realizou a correção comentada da segunda fase do Vestibular. Confira abaixo os comentários por área do conhecimento da prova:

Prova de Matemática

Prova equilibrada, com algumas questões difíceis, como a questão 6, que envolveu desigualdade triangular. Além de exigir uma leitura atenta dos estudantes, a prova foi bastante conteudista. 

Prova de Física

O exame foi diferente dos anos anteriores pelo seu caráter conteudista e exigente. A prova trouxe textos longos, o que exigiu bastante atenção dos alunos. As questões foram de nível médio para difícil. 

Prova de Química

De acordo com o professor Marcos Vinícius de Morais, a prova de química da segunda fase do Vestibular Unicamp 2023 foi mais difícil do que a do último ano. Entre os temas abordados, o exame trouxe química ambiental, poluição, tratamento do lixo e plásticos. 

Prova de Biologia

Prova de nível médio a difícil, com presença de gráficos, tabelas, textos e com abordagem contextualizada e atual. Foram abordados assuntos como varíola dos macacos, evolução, botânica e fisiologia humana. O comentário é do professor Marcelo Perrenoud. 

Prova de Geografia

De acordo com o professor Daniel Simões, a prova foi de nível elevado de complexidade, exigindo um amplo domínio do conteúdo e boas noções de atualidades. Além disso, a prova apresentou itens com muitos comandos de questão, resultando em respostas extensas. Predominaram temas relativos à geografia humana e social com menor incidência de temas da geografia física, antigamente mais frequentes.

Prova de História

A prova de História da segunda fase da Unicamp teve um nível que oscilou entre mediano e difícil.

A questão mais complexa foi a de número 20, na medida em que misturou a obra “1984”, de George Orwell, a ideia do “Grande Irmão” e as relações possíveis de serem estabelecidas com a sociedade da vigilância, no mundo contemporâneo. Por outro lado, a questão mais simples foi a de número 16. Ela abordava o desmatamento da Mata Atlântica, ocorrido entre os séculos XVI e XIX. -  Marcos Vinícius de Morais

Resultados

As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest na próxima quinta-feira, 15 de dezembro. Entretanto, o gabarito extraoficial da Oficina pode ser conferido aqui.

A primeira chamada será divulgada dia 6 de fevereiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) entre os dias 7, 8 e 9 de fevereiro.