Ciência da Computação
O curso tem duração de quatro anos e prepara profissionais para as necessidades primárias da área da informática.
A graduação em Ciência da Computação prepara profissionais para gerenciar equipes de criação na área de informática, instalar sistemas de computação e desenvolver softwares, desde os mais simples até os mais complexos.
Com a grande quantidade de cursos e especializações no campo da informática, o cientista da computação é um generalista, que atende as necessidades primárias no processamento de informações.
A Ciência da Computação forma, ainda, aqueles que implantam e gerenciam bancos de dados em diversos tipos de instituição. Como a informática é uma área com grande possibilidades de atuação, é importante conhecer as diferenças entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.
O Cientista da Computação tem seu trabalho especialmente focado na parte de arquitetura e desenvolvimento de softwares. Já o Engenheiro da Computação trabalha com circuitos eletrônicos e projetos firmware (instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico). Por último, o profissional de Sistemas de Informação atua na área de análises e desenvolvimento de sistemas em atividades corporativas.
Curso de Ciência da Computação
Estruturado em oito semestres, o curso de Ciência da Computação conta com uma grade que envolve diversos conteúdos da área de exatas, como Matemática Básica, Física, Cálculo, Algoritmos e Álgebra. Veja algumas matérias específicas do curso:
- Banco de Dados
- Redes de Computadores
- Engenharia de Software
- Sistemas Operacionais
- Inteligência Artificial
- Segurança Computacional
- Computação Paralela
- Computação Gráfica
- Interface Homem-Máquina
- Compiladores
- Programação Linear
Para o sucesso neste campo, é necessário que o estudante goste de exatas e tenha aptidão com aparatos tecnológicos. Além disso, há a necessidade de formação constante por causa das permanentes inovações no ramo.
Mercado de Trabalho
Como o curso de Ciência da Computação é bastante abrangente, os profissionais formados nesta área são absorvidos por empresas de diversos seguimentos. Empresas como as de telecomunicações, da área financeira e de auditoria são algumas possibilidades de atuação.
Com o mercado em franca expansão, há uma demanda maior de profissionais que se dediquem ao desenvolvimento de softwares. Com a popularização da internet nos aparelhos de TV's e em dispositivos móveis, como celulares e tablets, as oportunidades de trabalho tendem a aumentar.
Diante das inúmeras possibilidades de inserção no mercado, a remuneração para esta área varia bastante. No entanto, segundo a Agência Catho, o cargo de Analista Programador tem salário médio de R$ 3.900.
Principais Faculdades de Ciências da Computação
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UCB-DF, UnB, Unip-DF.
Goiás: UFG, PUC-Goiás, Unip.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, FIP-MS.
Mato Grosso: UFMT, Unemat
Região Nordeste
Alagoas: Ufal.
Bahia: UFBA, UESC, UESB
Ceará: UFC, UVA-CE, UECE
Maranhão: FAESF, IFMA, UEMA, UFMA.
Paraíba: UFCG, UFPB, Unesc-PB.
Pernambuco: Ceuclar, IEST, UFPE, UFRPE
Piauí: Uespi, UFPI.
Rio Grande do Norte: Uern, UFRN, Ufersa
Sergipe: Unit, UFS.
Região Norte
Amapá: Fabran, FAMA,
Amazonas: Cesf-Am, Ufam, Unip-Am.
Pará: UFOPA, UFPA, UFRA,
Rondônia: Ceuclar, Unir, PORTO.
Roraima: UERR, UFRR.
Tocantins: Ceulp, IFTO, UFT.
Região Sudeste
Espírito Santo: Faesa, Unes, UFES.
Minas Gerais: PUC-Minas, UFMG, Unifal, Unifei, UFJF, Ufla, Ufop, UFSJ, UFU
Rio de Janeiro: UCp-Rj, UFRJ, UVA-RJ, UERJ, UENF, UFF, UFRRJ
São Paulo: Unip, Unesp, USP, PUC-SP, Unicamp, UFSCar, Unifesp
Região Sul
Paraná: UFPR, PUCPR, UEL, UEM, Unicentro, UTFPR
Rio Grande do Sul: UCS, PUCRS, UFRGS, UFPel, UFSM
Santa Catarina: Unesc-SC, UFSC, Unisul, UFFS, Furb.