MIT é eleito melhor universidade do mundo pelo 13º ano consecutivo
QS World University Ranking reúne as melhores instituições de ensino superior do mundo
A nova edição do QS World University Rankings que acaba de ser publicada é a maior de toda a história do renomado ranking universitário, ao compilar mais de 1.500 universidades do mundo todo. A lista oferece um panorama geral do desempenho acadêmico global em nove indicadores de qualidade.
QS World University Rankings 2025
O QS World University Rankings 2025 analisou mais de 17,5 milhões de trabalhos acadêmicos e considerou a opinião de mais de 240.000 professores e empregadores do mundo todo. A metodologia do ranking, reformulada no ano passado, avalia cada instituição a partir de nove aspectos para, depois, chegar à pontuação geral final:
-
Reputação acadêmica (30%)
-
Reputação entre empregadores (15%)
-
Proporção docente-aluno (10%)
-
Citações por corpo docente (20%)
-
Proporção de professores internacionais (5%)
-
Proporção de estudantes internacionais (5%)
-
Rede internacional de pesquisa (5%)
-
Resultados de empregabilidade (5%)
-
Sustentabilidade (5%)
O ranking QS é o único que considera indicadores de sustentabilidade e empregabilidade, incorporados à metodologia em 2023 a fim de refletir as mudanças no ensino superior ocorridas nas últimas duas décadas.
Pelo 13º ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) mantém a dianteira, recebendo o título de melhor universidade do mundo. Em segundo lugar, a britânica Imperial College London conseguiu desbancar as renomadas Oxford, Harvard e Cambridge, respectivamente em 3o, 4o e 5o lugar.
10 melhores universidades do mundo
Estas são as dez primeiras colocadas no QS World University Rankings 2025:
-
Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos
-
Imperial College London, Reino Unido
-
University of Oxford, Reino Unido
-
Harvard University, Estados Unidos
-
University of Cambridge, Reino Unido
-
Stanford University, Estados Unidos
-
ETH Zurich, Suíca
-
National University of Singapore, Singapura
-
University College London, Reino Unido
-
California Institute of Technology (Caltech), Estados Unidos
De novo, os Estados Unidos são o país ou território mais representado, com 197 instituições classificadas, seguidos pelo Reino Unido com 90 e pela China continental com 71.
A Ásia, inclusive, continuou o seu movimento de melhoria no ranking. A Tsinghua University, a University of Hong Kong e a Nanyang Technological University, respectivamente da China, Hong Kong e Singapura, conseguiram uma posição entre as 20 melhores do mundo. Além disso, das cinco chinesas no top 100, quatro melhoraram de posição em relação ao ano passado.
A Universidade de São Paulo segue como a melhor instituição do Brasil e uma das 100 melhores do mundo, na 92a posição. No entanto, ela perdeu o título de melhor da América Latina este ano - a Universidad de Buenos Aires (UBA) subiu 24 posições e ficou em 71a no QS World University Rankings 2025.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) são os demais destaques brasileiros, em 232a, 304a e 489a respectivamente.
Visite o QS World University Rankings 2025 completo aqui.