Cultura do cancelamento: assunto pode cair em vestibulares e no Enem
O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.
Tema da atualidade pode ser abordado de diversas formas nos processos seletivo e exame educacional
A expressão “cultura do cancelamento” já é usada há algum tempo, especialmente nas redes sociais. Com a transmissão do Big Brother Brasil (BBB) 2021 pela rede Globo, que iniciou no dia 25 de janeiro e tem agitado a internet, o termo "cancelamento" tem sido usada ainda mais. Quando um participante desagrada a maioria, ele é cancelado e, posteriormente, eliminado do programa.
Mas, o que seria o cancelamento? Em linhas gerais, é quando uma pessoa emite uma opinião taxativa ou agressiva que incomoda e desagrada as demais, especialmente quando a mensagem em questão é injusta, racista, misógina, homofóbica, etc. Em síntese, o que a pessoa falou não deve ser aceito em sociedade e, por isso, ela é cancelada.
E como surgiu o cancelamento? O termo ganhou forma nas redes sociais em situações nas quais um usuário registra, por meio de uma foto, vídeo ou print, uma fala ou postagem de alguma personalidade. O usuário faz o registro porque o considera inadequado e, na maioria das vezes, porque ficou indignado com o teor da mensagem.
Em seguida, o usuário compartilha o registro da personalidade na sua rede social e ele acaba viralizando, ou seja, sendo visto por várias pessoas, que também passam a condenar (ou cancelar) a personalidade em questão. Na atualidade, anônimos que emitem tais mensagens taxativas também têm sido cancelados.
Cancelamento em vestibulares e no Enem
Como grande parte das pessoas acaba passando muito tempo na internet, a cultura do cancelamento é um dos temas da atualidade que vêm sendo muito discutidos e que, por isso, pode estar presente em provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E como esse assunto pode aparecer?
Redação
Quem acompanha o Brasil Escola sabe que aqui temos o canal Banco de Redações. Nós definimos a proposta de texto e você, estudante, manda a sua redação para ser corrigida gratuitamente. E justamente o tema de novembro de 2020 foi a cultura do cancelamento nas redes sociais.
Se você não conseguiu enviar sua redação naquele mês, vale a pena conferir as coletâneas que foram usadas. Além disso, você pode acessar a correção comentada de várias redações. A nossa corretora não só destaca os acertos e os erros dos redatores, como também aponta as abordagens e as estratégias usadas no texto consideradas adequadas.
Veja redações comentadas sobre a cultura do cancelamento
Ciências humanas
O cancelamento também poderia aparecer em questões de disciplinas ligadas às ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). As abordagens podem ser variadas, como, por exemplo, líderes ou personalidades que foram canceladas ao longo do tempo, mesmo que o cancelamento em questão não fosse na internet e, sim, no mundo off-line.
Outro ponto seria analisar o lado social do cancelamento. Por que cancelar outra pessoa? Os efeitos da prática, quem ganha e quem perde, a falta de empatia para com a pessoa que foi cancelada e que, por ventura, pode ter errado, etc.
Enfim, há um leque de assuntos ligados ao cancelamento que podem estar presentes em provas de vestibulares e no Enem. Por isso, é importante estar atento e refletir sobre o assunto para ter embasamento e repertório adequados para mandar bem nas provas.
Leia também outros assuntos da atualidade que podem ser abordados em vestibulares e Enem