No livro “1984”, de George Orwell, em um determinado momento do dia a população se volta a uma tela onde pode transferir ofensas proibidas ao rosto de algum inimigo nacional, este fenômeno é conhecido como “Dois Minutos de Ódio”. Fora da ficção, no Brasil acontece a cultura do cancelamento, situação em que as pessoas praticam cyberbullying e desferem ódio gratuito, por horas e dias, não só alguns minutos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, vale ressaltar que o microblog “Twitter”, criado por Jack Dorsey, ajudou a expor casos de abuso e exploração sexual através da cultura do cancelamento, como por exemplo o movimento Me Too. Todavia, o que era para ser a solução de uma adversidade tornou-se um infortúnio. Os internautas iniciaram a perseguição coletiva a famosos que possuíam uma opinião distinta a deles, atitude que vai contra a liberdade de expressão, direito garantido pelo art. 5º, IV da Constituição federal. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o compartilhamento e a exposição sem averiguação dos fatos podem prejudicar a vida social e saúde mental das vítimas do cancelamento. Ao invés de contribuir para sua formação civil, deteriora sua moral e dignidade, levando-as a uma separação do coletivo. Tal aspecto vai contra o viés do escritor Gustave Flaubert, que diz que a vida deve ser uma educação constante. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Fica claro, portanto, a necessidade da tomada de medidas para resolver o impasse. O Congresso Nacional (Boa. Apresentou o agente) deverá formular leis que limitem o assédio moral realizado por usuários das redes sociais, por meio de direito e punições aos que descumprirem, a fim de acabar com essa imposição midiática. Dessa forma, é de se esperar a mudança na forma de desfrutar da tecnologia e que a realidade retratada por Orwell fique apenas na ficção. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |