Como ficam os estudos para o Enem durante a Copa?
O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.
Para não perder os lances do evento esportivo mais badalado do momento, é preciso organizar o tempo
Faz uma semana que um assunto domina os jornais, a internet, as rodas de conversa: a Copa do Mundo 2018. E como ficam aqueles que estão se preparando para o Enem e gostam de futebol?
Como os jogos duram quase duas horas, os estudantes terão que escolher a dedo quais disputas poderão assistir sem prejudicar a preparação e concentração para os estudos. Em alguns casos, é melhor ver somente alguns pedaços dos jogos ou revê-los nos programas da televisão.
Porém, para quem aprecia muito o esporte, recomendamos montar um cronograma de estudos especial para cumprir durante esse período, criar uma rotina diferenciada e, ainda, saber detalhes sobre como otimizar os estudos.
Jogos do Brasil
A exceção fica para os jogos do Brasil. Porque, brasileiro ama o futebol, não é mesmo? E, vamos combinar, duas horinhas não farão mal a ninguém.
Nesse caso, as tais horas podem ser considerados momentos de descanso e torcida, para, depois, voltar com mais pique para os estudos.
O segundo jogo do Brasil da primeira rodada ocorrerá amanhã (22), contra a Costa Rica. Então, vale a pena dar uma adiantada nos estudos hoje para amanhã curtir as duas horas com amigos, parentes, colegas de estudos. Torcida nunca é demais!
Mas, quando acabar o jogo, é hora de colocar a mão na consciência e voltar a estudar. Caso esteja um pouco “pilhado”, você pode fazer alguns simulados para o Enem. A agitação pode dar um up e estimular a fazer mais exercícios.
A Copa 2018 da Rússia está prevista para acabar no dia 15 de julho. Isso significa que muita bola vai rolar.
Como andam os bastidores da Copa?
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi considerada sem-graça pela maioria dos espectadores. Alguns chegaram a dizer, nas redes sociais, que sentiam falta da cantora Shakira, figura constante nas duas copas passadas.
Outro acontecimento que gerou burburinho nas redes foi quando o cantor Robbie Williams, que cantou na abertura, mostrou o dedo do meio para a uma câmera de televisão.
O Brasil, considerado o país do futebol, infelizmente tem sido visto de forma negativa nos últimos dias. Tudo por causa de um vídeo que está rolando pela internet no qual alguns brasileiros, que estão na Rússia, depreciam a imagem de mulheres.
Algumas pessoas, inclusive personalidades, têm se posicionado contra as atitudes machistas dos brasileiros. Um deles trabalhava na Latam e acabou de ser demitido. Há algumas hora o Ministério Público Federal (MPF) informou que vai abrir inquérito para os brasileiros que saíram no vídeo em questão.
Um jogador argentino foi expulso da Copa ontem por mais uma atitude inadequada: com 47 anos, o homem abordou uma adolescente de 15 anos, falando palavras obscenas e registrando o momento.
Será que a Copa da Rússia ficará lembrada por tais atitudes machistas? O que pensa?
E o Enem?
A nossa aposta é que alguns temas e curiosidades relacionados à Copa podem cair em vestibulares e no Enem. Já pensou nisso? Alguns professores do Brasil Escola já fizeram artigos interessantes sobre o tema. Olha só:
- Tudo sobre a Copa do Mundo: a maior competição de futebol que existe pode ser abordada em algumas provas do Enem;
- Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018: mascote, bola, pôster e emblema formam a identidade visual do evento esportivo mais balado do momento. Os símbolos podem cair em provas de História e Geografia, por exemplo;
- Composição química da taça da Copa do Mundo: a taça possui ouro 18 K (mistura de ouro, prata e cobre) e o minério malaquita. Já pensou se esse composição cai na prova de Química do Enem?
- Zabivaka, o mascote da Copa do Mundo Rússia 2018: o animal é um lobo antropomórfico que tem o papel de animar os torcedores e que também pode pintar na prova de Biologia;
- Cidades-sede da Copa do Mundo na Rússia: no total, onze cidades foram escolhidas. Que tal elas serem citadas na prova de Geografia?
- Detalhes sobre a Rússia: o país-sede da Copa está presente tanto na Europa quanto na Ásia. Suas dimensões territoriais resultam em inúmeros aspectos particulares da região. A Rússia pode se mencionada em provas de História, Geografia, Sociologia, etc.
- Curiosidades sobre o frio: na maior parte do ano, faz frio na Rússia. Veja fatos interessantes ligados à Química, Física e Biologia.
E você, estudante, o que está achando da Copa do Mundo até agora? Conte-nos nos comentários!