Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2022

Oferecimento:

Casos de varíola dos macacos no Brasil causa preocupação na Organização Mundial de Saúde (OMS). Primeira morte foi confirmada em Uberlândia.

Brasil registrou a primeira morte por varíola dos macacos em julho

No mês de julho, a movimentação política no Brasil foi destaque nas notícias nacionais, enquanto no noticiário internacional chamou atenção às altas temperaturas registradas na Europa, que podem ser consequências das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

O crescimento dos casos de varíola dos macacos (monkey pox, em inglês) no Brasil e no mundo também esteve presente nos noticiários.

Fique por dentro do que foi notícia em julho para chegar preparado para as provas de vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você pode conferir mais detalhes sobre os assuntos clicando nos hiperlinks para as notícias de portais como UOL, Folha, G1 e CNN, além de textos do Brasil Escola.

Varíola dos macacos

No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos configura situação de emergência de saúde pública internacional. O o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional.

O Brasil está entre os países com mais casos da doença. Até o dia 27 de julho, o Brasil tinha 978 casos confirmados da doença, com a primeira confirmação de morte no dia 29 de julho

O óbito foi registrado em Uberlândia (MG) em paciente do sexo masculino com baixa imunidade. O vírus é transmitido de uma pessoa para outra através de contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. 

Brasil

5G no Brasil

Brasília é a primeira cidade do país a receber a quinta geração de internet móvel, o 5G. A ativação ocorreu no dia 06 de julho. A capital do Brasil foi escolhida pela facilidade operacional da instalação, devido uma menor quantidade de equipamentos em comparação com outras cidades.

A previsão é que a tecnologia chegue em todas as capitais brasileiras até o dia 29 de setembro. Com a nova tecnologia, os brasileiros terão maior velocidade de conexão com a internet.

O 5G pode representar avanços para diversas áreas da sociedade, como medicina, trânsito e comunicação. Porém, em smartphones a tecnologia apenas opera aparelhos já compatíveis com o 5G.

Anvisa libera uso emergencial da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou no dia 13 de julho o uso emergencial da vacina Coronavac contra a covid-19 para crianças de 3 a 5 anos de idade.

A recomendação é que o esquema vacinal seja de duas doses, com intervalo de 28 dias, e mesma dose usada para adultos. Até então, a vacina apenas era autorizada para crianças a partir de 6 anos.

Jovens com menos de 18 anos voltam a tirar o título de eleitor no Brasil

De acordo com a Justiça Eleitoral, o número de eleitores com menos de 18 anos voltou a crescer após duas décadas em queda no Brasil. 

Em 2018, por exemplo, apenas 1,4 milhões de jovens entre 16 e 18 anos tiraram o título de eleitor. Em 2022, o número subiu para 2,1 milhões. O recorde surge após presença ativa da Justiça Eleitoral nas redes sociais, aproveitando engajamento de influencers e artistas do voto de jovens em 2022.

Leia também: Brasil Escola lança série de vídeos sobre eleições

Créditos: rafapress e Shutterstock

Encontro de Bolsonaro com embaixadores

No dia 18 de julho, o presidente da república Jair Bolsonaro se reuniu com representantes diplomáticos de outros países e realizou ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral do Brasil. As falas não foram bem recebidas pela comunidade internacional, principalmente diplomatas. Analistas enxergaram no discurso uma estratégia parecida com a utilizada por Donald Trump, que desacreditou as eleições nos Estados Unidos.

Carta pela democracia

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) lançou uma carta pela democracia em resposta aos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro. O manifesto é inspirado na Carta pela Democracia de 1977, um texto de repúdio ao regime militar redigido pelo jurista Goffredo Silva Telles.

A "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" possui três páginas e foi assinado por professores da USP, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), juristas, economistas, centrais sindicais, empresários, jornalistas, artistas e representantes de outros setores.

Em poucos dias, a carta recebeu mais de meio milhão de assinaturas. A Faculdade de Direito da USP informou que desde que as assinaturas foram abertas ao público geral, em 26 de julho, já foram registradas mais de 2 mil tentativas de ataque hacker.

PEC Kamikaze

A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê medidas de auxílio à população pobre e algumas categorias profissionais.

Apelidada de "PEC Kamikaze", a proposta surge meses antes das eleições e é vista como uma alternativa para turbinar eleitoralmente a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.

Operação no Complexo do Alemão (RJ)

Pelo menos 18 pessoas morreram em uma operação policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Operação uniu grupos de elite das polícias Militar e Civil contra ações criminosas no complexo.

Moradores reclamaram de abussos cometidos por policiais, como invasão de casas e violência contra pessoas que não estavam envolvidas em crimes. Nos últimos 14 meses, o Rio de Janeiro registrou 3 das 4 operações mais letais da história. A violência em operações policiais teve aumento de 15% no último ano. 

Mundo

Ex-premiê do Japão é morto em atentado

Ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, morreu aos 67 anos após ter sido baleado em comício para as eleições ao Senado no país. O atentado ocorreu dias antes das eleições no país.

A polícia japonesa identificou Tetsuya Yamagami como suspeito do crime. Homem de 41 anos foi preso no mesmo dia do ataque.

Suspeito passará por avaliação psiquiatrica. De acordo com a polícia, Yamagami acreditava que Abe fazia parte de movimento religioso de origem sul-coreano chamado Igreja da Unificação. 

Telescópio James Webb envia primeiras imagens

O telescópio James Webb revelou uma série de imagens e dados científicos sobre o universo. O projeto liderado pela NASA teve investimento de US$ 10 bilhões e tem como objetivo “transformar nossa compreensão do universo”.

Webb capturou duas nebulosas: do Anel Sul e de Carina, ambas já conhecidas e estudadas pela NASA.

Créditos:  NASA, ESA, CSA e STScI

Onda de calor na Europa

Termômetros no Reino Unido registram 40,2°C, maior temperatura da história do país. Onda de calor na Europa já matou mais de mil pessoas e causou centenas de incêndios no continente.

De acordo com o chefe de ciência e tecnologia do serviço de meteorologia do país, o aquecimento global está associado ao recorde de calor do país.

Ucrânia e Rússia assinam acordo para exportação de grãos

Esse é o primeiro acordo entre os países desde o início da guerra. O acordo permitirá que grãos ucranianos bloqueados saiam do Mar Negro, para serem exportados. Turquia e ONU foram os mediadores.

Renúncia do primeiro-ministro do Reino Unido

A saída do ex-primeiro-ministro do partido conservador se dá em meio a escândalos nos últimos meses. O estopim foi a renúncia coletiva de mais de 50 integrantes de seu governo.

Boris Johnson foi eleito em votações internas do partido em julho de 2019, substituindo Theresa May, que também renunciou ao cargo. Boris pretende continuar no cargo até que os conservadores tenham tempo de eleger um novo líder para o suceder.