Topo
pesquisar
Em 14/10/2014 17h09, atualizado em 14/10/2014 17h09

Relações Públicas

Vida Profissional

Ana Paula Damasceno Torres é Coordenadora do curso de Relações Públicas na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. Por Equipe Brasil Escola
Coordenadora do curso de Relações Públicas na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Coordenadora do curso de Relações Públicas na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
PUBLICIDADE

Imagine uma profissão que investe na integração do indivíduo com a sociedade, que persegue a inovação com criatividade e oferece uma formação diferenciada de análise e compreensão de mundo. Imagine uma profissão preocupada com a formação ética e humana e com a responsabilidade social. Pense em uma profissão que promove a comunicação e a integração entre recursos humanos e objetivos organizacionais, que leve o indivíduo a cooperar e a trabalhar estrategicamente e em equipe em prol da melhoria frenética e constante de demandas organizacionais, sociais, econômicas e tecnológicas. Relações Públicas é o nome dessa profissão.

O profissional de Relações Públicas está em ascensão e em veloz crescimento no mercado de trabalho brasileiro e mundial, especialmente após a década de 90, com o advento da internet e redes sociais. No ambiente corporativo, esse profissional atua na linha de frente, planejando e executando ações estratégicas de comunicação para integrar recursos humanos aos objetivos e políticas das organizações, com importante papel no desenvolvimento da comunicação via linguagem em suas diferentes formas e canais de expressão.

Cabe a esse profissional administrar relacionamentos, cuidar da construção, reputação e identidade das organizações; defender interesses públicos e privados, criar alianças estratégicas, mediar conflitos, informar, entreter e educar o público interno e externo. São funções destinadas aos relações-públicas as assessorias de imprensa e de comunicação, ações de marketing, as mídias sociais, o cerimonial e os eventos e todo planejamento estratégico que vise ao fortalecimento da imagem e da comunicação empresarial. 

É importante informar que os relações-públicas recebem a formação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, em quatro anos de bacharelado. A formação acadêmica é multidisciplinar no campo das ciências sociais e aplicadas. É um curso que forma cidadãos que dialogam com a administração e a gestão de empresas. O RP está fortemente ligado ao mundo dos negócios e tem a informação por base e direito do cidadão. 

As competências necessárias aos relações-públicas são múltiplas. O papel e as funções dos Relações Públicas expandiram, cresceram e deram à profissão um reconhecimento de profissão do futuro. Ela requer um profissional que interaja com a sociedade, que promova a humanização das relações entre empregados e empregadores, que aproxime grupos formais de informais, que provenha de formação humanística e que seja preparado para defender o interesse público,  criar, inovar, revolucionar e, acima de tudo, comunicar com transparência e honestidade.

Ana Paula Damasceno Torres é Coordenadora do curso de Relações Públicas na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte.

  • Relacionados
A imagem que as empresas passam delas mesmas é fundamental no mercado.
Guia de Profissões
Relações Públicas
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola